Banco de Sangue da Santa Casa faz campanha de emergência

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) através de seu Banco de Sangue realiza no Hospital Manoel Novaes (HMN), uma campanha de emergência para captação de doadores de sangue. Durante os dois dias (ontem e hoje), parte da equipe do Banco de Sangue estará deslocada para o prédio da Escola de Saúde no HMN, com o objetivo de regularizar o estoque de sangue que acusou uma queda drástica neste mês de setembro. O trabalho conta com a colaboração da Gerência de Enfermagem daquela unidade hospitalar e tem uma previsão de captação de 200 bolsas de sangue durante a campanha.

A redução em mais de 50% do número de bolsas coletadas nesta primeira quinzena de setembro foi a principal motivação da campanha, já considerada como ação de emergência para elevar o estoque do banco de Sangue da Santa Casa. Ainda de acordo com o coordenador administrativo, apesar de conseguir realizar o atendimento de todas as unidades hospitalares com uma coleta média de 50 bolsas por dia, mantendo assim o estoque em limite tolerável, a média diária dos primeiros 15 dias de setembro não ultrapassou 20 bolsas.
Em funcionamento entre as 7 e as 17 horas, o posto deslocado de coleta de sangue no Hospital Manoel Novaes funcionará com o serviço de recepção e credenciamento, teste rápido, entrevista e coleta, sendo ainda servido um lanche para o doador. “Todo aparato do Banco de Sangue será disponibilizado lá no Manoel Novaes, apesar de mantermos o funcionamento regular do Banco de Sangue em sua sede, mas com horário alterado entre as 7 e 12 horas”, explicou coordenador administrativo , André Minervino.
“Somente neste ano de 2009 é a segunda vez que estamos recorrendo à campanha interna no Hospital Manoel Novaes, apostando assim na captação de doadores entre funcionários, colaboradores e prestadores de serviço, mas também entre acompanhantes e visitantes do Hospital”, frisou O coordenador de captação, Rosildo Ribeiro.
O envolvimento dos diversos setores do Hospital Manoel Novaes, com campanha de incentivo à doação de sangue e premiação funcional dos maiores envolvidos também têm aumentado a expectativa sobre a quantidade de bolsas a serem coletadas. “Prevemos uma média entre 80 a 100 bolsas diárias, com esperança de chegarmos a 200 bolsas de sangue nos dois dias de campanha. Este já é um número considerado bom, que deverá auxiliar na regularização do estoque para este mês e estimular a prática da doação de sangue como um gesto de solidariedade à vida”, declarou o coordenador de captação, Rosildo Ribeiro.
Mais coleta - Ainda cumprindo o objetivo de regularização do estoque de sangue, para este sábado (19) outra coleta externa será realizada, desta vez no Colégio Polivalente, no Centro da cidade. “Para esta outra campanha teremos envolvidos estudantes, professores, mas também comunidades religiosas e grupos organizados”, finalizou Rosildo. (Fonte: Ascom do Hospital)