CRIE promove semana dedicada ao deficiente auditivo em Ilhéus

O Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie) promove a partir da próxima segunda-feira (21) a Semana do Surdo em Ilhéus. A iniciativa visa intensificar os canais de comunicação e informação com a população em geral, e principalmente com as famílias de deficientes auditivos, que muitas vezes desconhecem os direitos e benefícios destes cidadãos. Este ano, a mobilização traz como tema “Surdo-mudo, apague esta idéia”, com o objetivo de mostrar que, nem sempre, a deficiência auditiva está diretamente ligada a mudez.

Durante toda a semana dedicada aos deficientes auditivos, a equipe de CRIE realizará visitação às escolas públicas municipais que possuem alunos surdos para fazer a divulgação da língua de sinais, a libra. Para a professora e intérprete, Simone Angeli Santos, essas atividades serão uma ótima oportunidade de reforçar o quanto é necessário o apoio da família e o respeito aos surdos, “que representam uma minoria linguística e que por isso necessitam de atenção especial”. O objetivo das visitas também será reforçado com a distribuição de panfletos com o alfabeto como forma de socializar o alfabeto, buscando diminuir a distância entre a língua de sinais e a comunidade.

A semana também será marcada pelo encerramento do curso da língua de sinais, que acontece na quarta-feira (23) e que conta com 41 participantes, entre educadores e demais pessoas das comunidades que possuem ou necessitam do contato com os surdos, como pais, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros. Para a professora Cristiane de Almeida considera que iniciativas como estas ajudam a melhorar o índice de inclusão de novos alunos. “As ações desenvolvidas pelo CRIE têm permitido uma melhoria na auto-estima e principalmente no rendimento escolar dos alunos com deficiência.

A Semana do Surdo será encerrada na sexta-feira (25) e será marcado pela presença de profissionais do CRIE que estarão, durante todo dia, em stands localizados na Praça JJ. Seabra, realizando orientações e palestras sobre a deficiência auditiva e também sobre os demais serviços oferecidos pelo centro. Pela manhã, será ministrada palestra sobre dos direitos sociais dos surdos, enfatizando o acesso dessa parcela da população à aposentadoria e ao passe-livre. Pela parte da tarde, o enfoque da palestra é o implante Coclear, procedimento que possibilita pacientes, em casos específicos, a ter acesso a um aparelho que auxilia na melhora da recepção do som.

As atividades marcam o Dia Nacional do Surdo, lembrado em todo o país no dia 26 de setembro. Também fazem parte da programação do último dia do evento, a amostra de vídeos sobre surdez e de materiais produzidos pelos alunos do centro. O evento conta com apoio do Lions Clube Pontal e da Escola Rotary Renato Leite da Silveira, que também possui uma sala exclusiva para deficientes auditivos.

O CRIE - O Centro de Referência em Inclusão Escolar é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação que há oito anos acompanha cerca de 300 alunos matriculados na rede municipal de ensino, entre crianças, adolescentes e adultos. Destes alunos, trinta são deficientes auditivos. Por meio de uma equipe formada por 20 profissionais, eles são beneficiados com atendimentos psicológicos, psicopedagógico, salas de apoio de déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)