O Secretário Municipal de saúde de Guanambi, Robério Moraes, defendeu maior atenção da secretaria estadual de saúde no combate a dengue. “Depois da gripe suína, houve um afrouxamento com relação a dengue, que mata mais do que a gripe”, afirmou Robério durante a entrevista a Rádio Cultura de Guanambi, no programa Tribuna do Povo. Ele enfatiza que graças ao trabalho contínuo da Vigilância Epidemiológica, Guanambi vem tendo sucesso no trabalho de prevenção, evitando um surto da doença.
“Fizemos uma intensa campanha no ano passado, este ano, e tivemos que bancar com os custos, já que os recursos prometidos pelo governo do estado não vieram”, informa o secretário. Ele destaca que é preciso que as autoridades estaduais voltarem sua atenção para a dengue e recomenda que a população continue colaborando. No que diz respeito a gripe suína. O secretário afirma que os “dados que me foram revelados pela 30ª DIRES por telefone, portanto, extra oficiais, mostram um quadro tranqüilo, mas que ainda exige alerta, e neste sentido vamos continuar fazendo nossa parte”.
Ampliação dos Serviços - Durante a entrevista, Robério Moraes enumerou as ações que vem sendo realizadas como a construção de PSF do Bairro São Sebastião, reforma e ampliação do 1º Centro de Saúde, Construção da Nova Central de Marcação e parcerias com a iniciativa privada para construção da Central de Hemodiálise e da implantação de um centro de ressonância magnética.
O secretário anunciou a decisão de construir um PSF na região do baixio, beneficiando moradores do Suruá, Capim de Raiz, Morro da Inácia, entre outras localidades. Para fortalecimento da municipalização plena da Saúde, esta sendo executado o PPI que irá aumentar dos atuais 21, para 40 municípios pactuados com Guanambi como Pólo Regional. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)