Antônio de Anízio se compromete em defender ribeirinhos de Itacaré

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou o compromisso em defender os interesses da população ribeirinha de Itacaré. Ele esteve presente na abertura do Seminário do Rio das Contas, realizado na última segunda-feira (24), no distrito de Taboquinhas. Na ocasião, o chefe do executivo municipal falou sobre os danos que uma possível construção de barragem causaria ao meio ambiente e população. “Há mais de 30 anos, pescadores e marisqueiras temem a implantação de uma barragem no rio de Contas. Iremos lutar para que isso jamais aconteça, pois acabaria com os peixes e crustáceos, além de eliminar as corredeiras, utilizadas para o turismo de aventura”, afirmou.

O evento em que Antônio de Anízio esteve presente foi organizado pelo Conselho Gestor da APA Itacaré/ Serra Grande e Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC). A iniciativa foi apoiada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Prefeitura de Itacaré e Instituto de Turismo de Itacaré (ITI). O Seminário reuniu pescadores, marisqueiras, pequenos agricultores, membros de comunidades quilombolas, associações e grupos culturais de Itacaré.
Aproveitando a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos, o prefeito de Itacaré aproveitou para agradecer o atendimento que o governo estadual vem dando às suas solicitações. Ele lembrou que, no início deste ano, reivindicou ao governador Jaques Wagner a retomada das obras do esgotamento sanitário na sede de Itacaré, através da Embasa. Ainda no primeiro semestre deste ano, foi realizada a licitação da empresa executora do serviço e a vencedora já está realizando as intervenções.
Antônio de Anízio também falou a respeito da necessidade de estruturar a zona rural para o aumento do fluxo turístico previsto com a inauguração da ponte entre Itacaré e Camamu e a pavimentação da estrada que liga a sede do município a Taboquinhas e Água Fria. Segundo o prefeito, “Itacaré estava despreparada quando foi construída a estrada-parque. Queremos qualificar os moradores dos distritos, vilas e povoados, através de cursos profissionalizantes. Fechamos parceria com o ITI e SENAC e, em breve, serão iniciadas as capacitações”.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos, ressaltou a importância da prática do ecoturismo sustentável, uma vez que as belezas naturais de Itacaré atraem admiradores de vários países. Ele tranquilizou a comunidade sobre a possível construção de uma barragem, afirmando que não consta qualquer processo de licenciamento ambiental registrado, um dos passos iniciais para a obra. “Por causa do déficit energético, empresas privadas realizam prospecções em locais que poderiam gerar energia elétrica. Mas, até a presente data, não há requerimento nem apresentação de projeto para o rio de Contas”.
Durante a fala do secretário de Meio Ambiente, crianças de Taboquinhas entraram empunhando cartazes alertando sobre os riscos que uma barragem causaria ao rio de Contas, aos pescadores e marisqueiras. Juliano Matos elogiou a iniciativa dos pequenos e reiterou que todos podem ficar despreocupados, uma vez que, caso isso aconteça, haverá comunicação prévia e audiências públicas para que a sociedade aprove ou não a iniciativa.
Na abertura do Seminário do Rio das Contas, também estiveram presentes o vice-prefeito, Rosival Bispo, os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Brazão, e de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra, além do diretor de Turismo Rural, Dalmo Marques. Ainda acompanharam o início do evento o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Moacyr Leite; a promotora Aline Salvador, o presidente do ITI, Cléber Filho; o presidente da Câmara Municipal, Milton Ramos e os vereadores Fernando de Água Fria e Antônio Carlos Matos.
Tendo como meta a discussão de meios para o desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio ambiental, social e cultural, o Seminário contou com palestras de técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ceplac, Instituto Floresta Viva e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento também deu espaço para a cultura, com o pré-lançamento do livro sobre a história de Itacaré de Otília Maria Nogueira e apresentação do grupo de dança Raízes. Crianças da comunidade também receberam mudas de árvores nativas para serem plantadas nas margens do rio de Contas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)