Escolas municipais se preparam para Prova Brasil

A Secretaria de Educação promoveu um encontro com cerca de 60 professores da rede pública municipal para esclarecimentos sobre o projeto de formação docente, Prova Brasil e o Direito ao Aprendizado. O projeto foi destinado a professores que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de 4ª e 8ª séries.

Durante oito horas de formação os educadores participaram de palestra, debates, grupos de estudos, troca de experiências, oficinas, elaboração de propostas metodológicas. A coordenadora pedagógica Kalyana Rodrigues lembra que a matriz de referência do Ministério da Educação (MEC) enviada ao município é extensa e devido a carga horária, os professores têm pouco tempo para dedicarem-se ao estudo. “Nosso dever como coordenadoras é proporcionar o espaço para que os profissionais realizem essa análise”.
As coordenadoras pedagógicas organizaram o encontro que a partir de agora terá continuidade em sala de aula. Segundo Kalyana será realizado um simulado antes do período da Prova Brasil que vai de 19 a 30 de outubro. “Queremos promover a educação continuada com os professores das séries selecionadas com vistas ao desenvolvimento de atividades teórico-práticas que enfatizem a qualidade dos trabalhos pedagógicos”, explica.

Prova Brasil - É uma avaliação para diagnóstico em larga escala desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que objetiva analisar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A média de desempenho nessa avaliação também subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)