A Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) foi prorrogada para ser encerrada dia 03 de julho. A vacina continua disponível em todas as 44 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A criança com idade de 0 a 5 anos que ainda não recebeu as duas gotinhas contra a pólio ainda pode ser levada pelos pais ou responsáveis, a qualquer um dos postos de saúde de Juazeiro, e levar consigo a carteira de vacinação.
As equipes de saúde também estão imunizando na Policlínica, Só Baby e terminal de ônibus, também das 8h às 17h. “Não pode vacilar, tem que vacinar”, esse é o tema da campanha que foi iniciada antecipadamente pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, dia 08 de junho e que seria encerrada no dia 26, e pretende vacinar no mínimo 21,5 mil crianças menores de 5 anos, o equivalente a 95%.
Já foram vacinadas 15,3 mil crianças, o que significa uma cobertura de 67,5%. O município conta atualmente com 22,6 mil crianças nesta faixa-etária. “Qualquer criança pode ser vacinada, mesmo que já tenha sido imunizada. Se nascer um bebê, as mães devem levar aos postos de saúde para receber as duas gotinhas contra paralisia infantil”, comentou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal.
De acordo com Rogério Leal, não existem casos da poliomielite há 15 anos no Brasil, mas a atenção ainda deve permanecer redobrada. “É importante continuarmos fazendo campanha porque existem países vizinhos ao nosso que ainda têm casos da doença. Como existe essa migração, esse vai e vem de pessoas, de um país pra outro, pode ser que os turistas tragam novamente o vírus da paralisia infantil, portanto é uma prevenção para que casos da doença não voltem a aparecer”, explicou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)