A troca de experiência entre profissionais da área de saúde que lidam com o grande público. Esta é a proposta de um grupo de americanos que através de um intercâmbio entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a St. Ambrose Universitz Davenport, de Iowa (USA) que está em visita a Itabuna desde o inicio deste mês de junho. O grupo, formado por 10 terapeutas ocupacionais, veio conhecer de perto a forma de atuação dos profissionais em unidades de saúde do município e a realidade de cada uma delas. Os terapeutas americanos têm acompanhado o trabalho dos profissionais itabunenses que atuam nos centros de referência como os Caps I e II, Creadh Cerest, e o Prosi.
“O nível de criatividade e profissionalismo é muito elevado, assim como a integração e interação, bem diferente da nossa realidade nos Estados Unidos”, declarou Christine Urish, uma das integrantes do grupo. Com a equipe do Cerest Christine se mostrou bem enturmada e à vontade quando declarou que “tanto a viagem quanto esse encontro com os profissionais itabunenses foi uma das maiores experiências já vividas durante sua carreira profissional”. Para complementar ela disse que veio ao Brasil também para aprender o português e tem conseguido porque até mesmo com um sotaque que não deixa dúvida quanto à sua nacionalidade, conseguiu se expressar: “Tudo muito divino e maravilhoso”.
Para a fisioterapeuta do Creadh, Camila Nascimento, se a visita dos americanos foi boa para eles, foi melhor ainda para o município porque eles fizeram doação de material de trabalho importantes e utilizados no dia-a-dia nas unidades de saúde especializadas. “Os profissionais itabunenses também aprenderam muito com eles através da convivência durante esses dias em que eles acompanharam o trabalho nos centros de referências de Itabuna”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)