21º Festsol foi o melhor da história de Itororó

Beleza, organização e atrações musicais de primeira qualidade marcaram a 21ª edição do Festival da Carne de Sol de Itororó, realizada entre os últimos dias 20 e 24. Considerado o melhor da história, o Festsol reuniu cerca de 70 mil pessoas nos cinco dias de festa gratuita na Praça Coronel João Borges, sendo que o show do cantor Daniel, na noite do dia 23, foi assistido por mais de 20 mil. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da iniciativa, que atraiu milhares de turistas e reuniu também os filhos de Itororó que moram em outros municípios”, declarou o prefeito Adroaldo Almeida.

Foram mais de 30 atrações musicais, apresentações de quadrilhas, feira de artesanato, além de uma estrutura com 20 barracas restaurantes servindo comidas e bebidas típicas do São João e a suculenta carne de sol de Itororó. Junto com o cantor Daniel, o sanfoneiro Targino Gondim também foi um dos grandes destaques do evento aberto ao público. E não apenas o circuito da festa estava em clima de São João, com decoração típica, mas toda a cidade se enfeitou para compor a atmosfera.
Organizado pela Prefeitura, o Festival da Carne de Sol de Itororó contou com o patrocínio do Ministério do Turismo, Secretaria Estadual de Turismo, Petrobrás, AmBev e O Boticário. Para Adroaldo Almeida, é preciso encarar o evento como uma oportunidade de incrementar a economia, valorizando a cultura do município e resgatando a festa junina tradicional do interior. “Do catador de latinhas aos hoteleiros tiveram bons lucros com o evento”, complementou.
E as atividades do Festsol não ficaram restritas ao arrasta pé. Na tarde do dia 23, foi realizada uma partida de futebol beneficente entre os amigos do cantor Daniel e do ex-jogador Charles Fabian, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988. O jogo lotou o Estádio Municipal Odilon Pompílio, com fãs do cantor e do ex-atleta. A entrada foi um quilo de alimento não perecível e os produtos arrecadados foram destinados a entidades assistenciais do município.
De acordo com o prefeito, o 21º Festival da Carne de Sol de Itororó foi muito além do sucesso obtido em anos anteriores. Ele destacou ainda a tranqüilidade do evento, com poucas ocorrências policiais, permitindo que as famílias participassem das comemorações despreocupadas. “Nossa administração não mediu esforços para alcançar o êxito e fortalecer a marca do evento. Divulgamos a festa em Salvador, onde realizamos uma prévia, tivemos a eleição da Garota Festsol no distrito de Rio do Meio, lançamos o selo e o carimbo postal do Festsol 2009”, informou Adroaldo.
E a Prefeitura de Itororó esteve com tudo preparado para fechar o ciclo dos festejos juninos com a festa de São Pedro, no distrito de Itati. Serão duas noites de muito forró, comidas e bebidas típicas, sem deixar faltar a carne de sol. Nove atrações musicais comandaram o “rala bucho” no sábado e domingo (27 e 28), sempre a partir das 20 horas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)