Em Camaçari, os estudantes com até 7 anos contam com o serviço de saúde na própria escola. O programa, mantido através da parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação, garante mais de mil atendimentos médicos mensais com pediatra, oftalmologista e odontólogo. A unidade de saúde escolar fica localizada no prédio do CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança) e conta com ampla estrutura, composta por três consultórios, sala de assistência social, de esterilização, administrativa, recepção e almoxarifado.
O espaço funciona de segunda à sábado, das 8h às 17h. A marcação de consultas é feita na própria unidade. No caso de oftalmologia, também pode ser realizada na Central de Regulação e Marcação de Consultas. O atendimento de pediatria e odontologia, destinado apenas para crianças até 7 anos, é realizado de segunda à sexta-feira, já as consultas com oftalmologista se estendem até o sábado e são abertas à pessoas de todas as idades.
Com objetivo de trabalhar a saúde no aspecto sócio-educativo e realizar atendimentos de promoção e prevenção em saúde, a unidade é aberta também aos alunos da rede particular de ensino e à comunidade em geral. Além do serviço oferecido no local, a equipe médica reserva um dia da semana para realizar o atendimento itinerante nas unidades de ensino, conforme agendamento prévio. A escola que tiver interesse em solicitar a visita dos profissionais deve ligar para o telefone 3621-4763, de segunda à quarta-feira.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau), o trabalho de prevenção realizado nas escolas é muito importante porque, na maioria das vezes, são os professores que identificam determinados problemas de saúde nas crianças, principalmente, os de visão. Por mês, são oferecidos 472 atendimentos em oftalmologia, 330 de pediatria e 320 de odontologia. Para atender a demanda, a unidade de saúde escolar conta com uma equipe composta por dois pediatras, dois odontólogos, dois oftalmologistas, uma socióloga, dois auxiliares de consultório dentário, supervisor de saúde bucal, administrador hospitalar, dois auxiliares de higienização, dois assistentes administrativos, dois recepcionistas e dois vigilantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)