Saúde implanta ambulatório e outras medidas contra a dengue em Ilhéus

Esse período quente e abafado, com chuvas esparsas durante os meses de janeiro até o final de março, costuma ser considerado crítico pelos órgãos que atuam no combate à dengue. Em Ilhéus, que atualmente possui o índice de infestação do mosquito transmissor da doença em torno de 4% - número considerado baixo em comparação a outros municípios da Bahia –, a Secretaria de Saúde criou e intensificou algumas medidas para evitar o crescimento dos casos da doença na cidade e para reforçar, junto à população, a importância de lutar em conjunto contra a doença.

Uma das ações realizadas pela Prefeitura de Ilhéus é a instalação de um Pronto Atendimento, no anexo psiquiátrico do Hospital Geral Luís Viana Filho, a partir desta quarta-feira, dia 4, para cuidar, especificamente, dos casos de suspeita de dengue. Uma equipe, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico da vigilância epidemiológica estará todos os dias, em plantão de 12 horas, inclusive nos fins de semana e nos feriados. “Uma equipe da Secretaria de Saúde ficará de sobreaviso para atuar após o horário de plantão, garantindo que a população tenha acesso ampliado ao serviço”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo.
Duas parcerias importantes também foram firmadas a fim de reforçar o apoio na luta contra a proliferação do mosquito. Com o Corpo de Bombeiros, os agentes da dengue poderão atuar em áreas de difícil acesso, “permitindo que esses locais sofram a intervenção necessária e tenham diminuídos seus focos da larvas”, afirmou o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Antônio Firmo. Já em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos, a Secretaria de Saúde pretende realizar a retirada de entulhos e a desobstrução de canais em toda a cidade, que também facilitam o desenvolvimento do mosquito.
Além disso, o carro ‘fumacê’ já foi solicitado ao governo do estado e ainda esta semana deve iniciar visitas aos bairros do Salobrinho, Malhado e os altos de seu entorno. De acordo com a secretária de Saúde, esses locais possuem um índice de infestação e, por isso, esse trabalho será intensificado apenas nessas áreas. “Caso haja necessidade, a visita do carro fumacê será expandida para outros bairros da cidade”. Máquinas portáteis que contêm o mesmo produto do ‘fumacê’ já são utilizadas pelos agentes da dengue em áreas onde a confirmação do caso da doença costuma ser freqüente. Nos casos do tipo hemorrágica da doença o trabalho é feito, independente do resultado laboratorial. Telas de proteção para reservatórios de água também são distribuídos pela Prefeitura
Do início do ano até o último dia 2, Ilhéus registrou 259 casos de suspeita da doença, com apenas um caso confirmado de dengue tipo hemorrágica. Em municípios vizinhos, a exemplo de Itabuna, esse número passa de 1.800 casos suspeitos, neste mesmo período. Para a secretária Marleide Figueiredo, “essas ações, paralelas às atividades educativas realizadas junto à comunidade e ao cronograma anual mantido pela secretaria com o objetivo de diminuir os índices da doença no município, mostram o quanto atual gestão municipal está comprometida na luta contra a dengue”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).