Movimentos sociais realizam programação unificada para o Dia Internacional da Mulher

A Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência de Vitória da Conquista realiza programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades serão promovidas de 2 a 14 de março. Exposições, palestras, oficinas, chá cultural e inauguração da sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O ponto alto da programação será uma Marcha Temática, no dia 8 de março, com a participação das entidades da Rede. A saída está prevista para às 8h, do Seminário de Fátima. A marcha vai percorrer as Avenidas Frei Benjamin, Alagoas até o Parque das Bateias. No parque, estandes de programas de saúde, prestação de serviços e atividades culturais estarão funcionando, a partir das 10h30. Nesse mesmo dia, o Centro de Referência em DST/Aids, um dos parceiros do evento, vai realizar uma Blitz Educativa na feira do Bairro Brasil.

Toda a programação tem o objetivo de comemorar as conquistas obtidas pelas mulheres ao longo das últimas décadas, mas acima de tudo, lembrar daqueles direitos que ainda não foram concretizados, como explica a presidente do Conselho da Mulher, Marlúcia Alves. “Nós estaremos cobrando a implantação imediata da Vara Especializada de Violência Doméstica contra a Mulher, a criação da Casa Abrigo, ampliação dos serviços da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e a plena aplicação da Lei Maria da Penha”, disse.

A presidente da União de Mulheres, Elizabete Felício, disse que a data também é importante para lembrar os crimes contra as mulheres que estão impunes. “Não podemos esquecer os casos de conquistenses mortas, pelos próprios companheiros, cujos acusados continuam soltos e sem julgamento marcado”, afirmou.

Sobre a Rede de Proteção – A Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência de Vitória da Conquista garante atendimento articulado às mulheres e é formada por 19 entidades, entre elas o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, União de Mulheres de Vitória da Conquista, Polícia Militar, Núcleo de Atendimento à Mulher/UESB, Núcleos Jurídicos da UESB e FTC. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista).