Prefeitura entrega moderna creche municipal em Itabuna

Um espaço amplo, com salas arejadas e bem reequipadas e um número maior de crianças atendidas e o mais importante, um ensino de qualidade que visa não apenas o ingresso à educação básica na rede municipal, mas, sobretudo a inclusão social. Esta é a filosofia da Creche-escola Pequeno Lar, reinaugurada na última sexta-feira, 27, no bairro de Fátima em Itabuna.

Na abertura da solenidade o secretário municipal de Educação e Cultura, Gustavo Lisboa, representando o prefeito Capitão Azevedo disse que a Pequeno Lar é uma das poucas unidades que conseguem aliar educação, cidadania e o social num mesmo espaço, “devido ao trabalho do seu idealizador, Dr. Baldoino Azevedo, que tem compromisso social com qualidade e esse é o grande diferencial”.

Gustavo disse que acredita numa educação pedagógica quando ela tem cunho humanitário “e isso só é possível quando há dedicação, respeito e amor ao próximo e Dr. Baldoino é uma exemplo para todos nós”. Além de reinaugurar o novo espaço, o secretário anunciou também a inauguração de outras duas unidades, no bairro Bananeira, com previsão de 30 dias, e a outra no Jorge Amado, até junho.

A ampliação da oferta de vagas na educação infantil e a melhoria da qualidade social da escola segundo Gustavo, faz parte das políticas que estão definidas no Plano Municipal de Educação implantando pela Secretaria Municipal de Educação (SEC) e aprovado em setembro do ano passado pela Câmara de Vereadores de Itabuna .

“O secretário de Educação Gustavo Lisboa foi peça chave para a concretização desse sonho que começou em 1988 quando foi implantada a primeira sementinha e hoje vemos o resultado positivo desse sonho”, declarou o médico Baldonino Azevedo, num discurso breve e emocionado. Ele contou que a creche está sendo possível graças a essa importante parceria firmada com a SEC.

A unidade que funciona na rua São Francisco, bairro de Itabuna e conta com seis salas de aula, de recreação e de diretoria, cozinha, sanitários adaptados e atende 100 crianças entre dois e três anos e nove meses em tempo integral. Elas recebem quatro refeições diárias e contam com uma equipe multidisciplinar que soma 31 funcionários. A diretora da unidade Elba Maria Dórea Gonzaga disse que a fila de espera é grande. São mais de 40 alunos que aguardam por uma vaga. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).