Itabuna quer participação dos municípios para preservar meio ambiente

A educação ambiental, a prática sustentável e uma atenção especial para as nascentes e áreas ribeirinhas estão dentro do plano de ação prioritário da Secretaria Municipal de Agricultura através da Diretoria de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos. Segundo a diretora, Maria Luzia de Mello, o trabalho que já começou a ser feito a partir do diagnóstico que delineia a situação do meio ambiente na região, será realizado com a participação das secretarias municipais de Educação, Agricultura e Saúde de Itabuna.

A participação dos municípios que formam o comitê das bacias hidrográficas, dos fazendeiros que vivem no entorno das bacias e da comunidade regional será decisiva para o desenvolvimento dos projetos elaborados. “Se temos uma bacia, não vamos tratar apenas o rio, mas convocar todos os municípios para trabalhar em suas áreas”, diz Maria Luzia.

A diretora afirma ainda que as matas ciliares foram destruidas e as nascentes estão no mesmo ritmo, daí a importância de se realizar um trabalho de recuperação a partir dos 12 municípios que integram o comitê com a retomada do projeto de recuperação da mata ciliar. Maria Luzia afirma que o rio cachoeira não está morto, “ele precisa ser revitalizado, e isso vai depender da comunidade regional”, completa.

Ela frisa que não adianta ter recursos disponíveis para se trabalhar se não houver a conscientização de todos e isso só será possível a partir de um trabalho sério e continuado de educação ambiental, sanitária científica e tecnológica,fatores que ela considera determinante para o nível de conhecimento e o apoio da comunidade .

Parques e jardins - A diretora do Meio Ambiente de Itabuna informou ainda que pretende transformar praças e jardins em espaço para a cultura e o lazer a partir de um planejamento que será discutido durante um seminário programado para a segunda semana de março. Participarão do evento, técnicos das secretarias municipais, de outras instituições públicas a exemplo da Uesc, Emasa, Câmara e Ficc e de empresas particulares. O Day Horc,segundo ela, já firmou parceria para o desenvolvimento do projeto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).