Caminhão da Saúde leva atendimento de hanseníase a Teixeira de Freitas

O município de Teixeira de Freitas está promovendo uma campanha de combate à hanseníase entre os dias 26 e 28 deste mês, a partir das 9h, com a chegada do Caminhão da Saúde. Trata-se de uma carreta equipada com cinco ambulatórios e um laboratório, além de acesso para deficientes físicos e palco para apresentação de atividades relacionadas à hanseníase. A iniciativa é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) em parceria com a Novartis e a prefeitura local.

Um dos objetivos do Caminhão da Saúde é levar atendimento a locais endêmicos de hanseníase no país que, muitas vezes, oferecem assistência médica deficitária ou os médicos nem mesmo sabem identificar os sinais e sintomas da hanseníase, mobilizar gestores e profissionais para o problema, além de alertar a população para que, em caso positivo da doença - diagnosticada no momento do atendimento na carreta -, dê início à assistência médica na rede pública local.

"O Caminhão da Saúde tem percorrido cidades nas quais as prefeituras têm demonstrado interesse em montar ações estratégicas de combate à hanseníase. Já esteve em municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro, e agora parte para o Nordeste, com a primeira parada em Teixeira de Freitas”, afirmou o conselheiro nacional de Saúde e coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio Moreira de Souza.

As prefeituras que quiserem firmar parcerias podem fazer contato com o Morhan pelo Telehansen 0800-26-2001 (ligação gratuita), através do qual a população de qualquer parte do país também pode tirar dúvidas e encaminhar sugestões e/ou denúncias para as autoridades competentes, sob a orientação de uma assistente social.