Programa de saúde bucal de Ilhéus ganha reforço

O projeto de saúde bucal desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Ilhéus ganha nos próximos dias reforço funcional com a reativação de outra unidade móvel – o Odontomóvel I. A informação é do odontólogo Carlos Alberto Chagouri Ocké, diretor do setor, ressaltando que a unidade foi desmontada há cerca de um ano pelo governo passado por problemas mecânicos e estava pronta para ser leiloada. Agora, totalmente recuperada pela atual administração será incorporada à frota para atuar nos trabalhos de prevenção de saúde bucal da zona rural.

Carlos Alberto Chagouri Ocké explica que das três unidades que a secretaria municipal de Saúde possui apenas uma, “a unidade médica-odontológica II está em plena atividade. Para voltar a funcionar foi submetida à reforma durante três meses, com a realização de pintura, serviços mecânico e de refrigeração, adquiridos novos móveis e gabinete odontológico. E está em funcionamento desde março de ano passado”.

Atuação na zona rural – De posse do novo relatório de gestão de fluxo de atendimento odontológico na zona rural, o diretor do Departamento de Saúde Bucal de Ilhéus mostra que durante o ano passado foram feitas 4.088 consultas odontológicas; 1.853 produções de saúde bucal; 2.799 tratamentos odontológicos; 2.127 procedimentos clínicos; 1.882 procedimentos cirúrgicos; e 632 endontontia. Em 2008 a equipe médica-odontológica produziu um total de 13 mil e 406 produtividades de odontologia da atenção básica nas localidades rurais.

Essa ação implementada pela Secretaria de Saúde, conforme Carlos Alberto Chagouri Ocké, mostra que na administração do prefeito Newton Lima houve mudanças significativas no setor de saúde bucal em relação ao período anterior. “A nossa equipe de saúde coletiva conta com cirurgião-dentista e auxiliares que são responsáveis pelas visitas periódicas às escolas da rede municipal de ensino realizando atividades preventivas e educativas. As crianças que necessitam de tratamentos conservadores são encaminhadas ao centro de referência odontopediátrico do Lions Clube”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)