Ilhéus sediará pela primeira vez uma conferência estadual de cultura

O governador Jaques Wagner convocou, através do Decreto 11.695, a III Conferência Estadual de Cultura, programada para acontecer no período de 26 a 29 de novembro, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Segundo o presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso, um dos principais objetivos é apresentar durante o evento o Plano Plurianual (PPA) de Gestão Cultural do município, discutido com representantes de diversos setores ligados ao teatro, música, dança, literatura e artes plásticas, entre vários outros.

Ainda de acordo com Maurício Corso, antes do evento no Centro de Convenções, Ilhéus estará realizando sua I Conferência Municipal de Cultura, prevista para os dias 18 e 19 deste mês, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). A idéia é aprovar o PPA de Gestão Cultural durante as discussões, que deverão ser prestigiadas por autoridades, estudantes, representante do setor, profissionais de imprensa e população em geral.
De forma específica, a I Conferência Municipal de Cultura terá como objetivo estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e implementação de políticas públicas, mediante a busca de convergências das proposições oriundas dos poderes públicos e da própria sociedade. Outra finalidade do evento é definir propostas de diretrizes para subsidiar a formulação de planos de cultura nos seus recortes territorial e municipal, mediante a discussão coletiva e a indicação de propósitos a serem obtidos nos diferentes níveis de atuação do município. Além disso, a conferência terá também como papel essencial fortalecer a implementação do sistema municipal de cultura, mediante a articulação sistemática e o incentivo à crescente convergência de esforços realizados entre os níveis de Governo e à participação da sociedade.
Indicação - Presidida pelo prefeito Newton Lima, a I Conferência de Cultura de Ilhéus resultará na indicação dos representantes municipais para participação nas conferências estadual e nacional. As despesas a cargo do Município para realização do evento correrão por conta de dotações próprias, consignadas no Orçamento Geral. O decreto 074, assinado pelo prefeito ilheense durante a Semana Jorge Amado de Cultura e Arte (10 a 16 de agosto), enfatiza que a conferência será realizada também com o apoio financeiro e operacional dos Poderes Públicos e das organizações parceiras locais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)