Prefeito de Poções participa de Congresso e Marcha em Brasília

A semana passada foi positiva para Poções e a Micro Região, em Brasília o prefeito Luciano Araújo Mascarenhas (PTB) participou de vários eventos de interesse do município e da região. Na terça feira (22) participou do 10º Congresso Brasileiro de Municípios no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Ao lado de mais de 2 mil prefeitos, secretários municipais, vereadores e assessores debateram temas como ações estratégicas para o desenvolvimento local, avaliação das deficiências administrativas e iniciativas para tornar a gestão municipal vitoriosa, visando ao desenvolvimento econômico e social da população de Poções e região cujos municípios integram a Amirs.
Luciano Mascarenhas também participou do seminário do programa Educidades - Cidades da Educação, que tratou da implantação de um sistema integrado da gestão da qualidade da educação. Para Luciano somente com a união e participação da população, principalmente dos trabalhadores em educação o município poderá atingir as metas desejadas.
O prefeito conheceu a 10ª Exposição de Produtos e Serviços de Utilidade dos Municípios, com a apresentação de produtos e soluções aplicáveis às diversas demandas da gestão municipal, apesar de muitos deles já em andamento na sua gestão, ele gostou muito de alguns programas e serviços.
Durante o Congresso Brasileiro de Municípios, o prefeito de Poções, Luciano Mascarenhas, participou de debates e conferências como conselheiro da Associação Brasileira de Municípios (ABM), junto a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), sendo o único prefeito no cargo em todo o Nordeste.
Luciano Mascarenhas explicou que, “o presidente da Associação Brasileira de Municípios, José do Carmo Garcia, afirmou em seu pronunciamento que a entidade irá apresentar projeto de lei para alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal, porque na atualidade os municípios estão gastando cerca de 6% de seus orçamentos com atribuições e competências da União e dos Estados, que lhes foram repassados, sem a devida cobertura financeira pela Constituição de 1988. Para todos os prefeitos presentes nada a reformulação é justa, tomando por base que é o gestor que convive diariamente com a população”, concluiu o prefeito.

Na quarta feira (23) o prefeito Luciano Mascarenhas compareceu à mobilização promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Atento às colocações do presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, os prefeitos discutiram temas relacionados à crise financeira que atinge os Municípios e o seu reflexo na gestão municipal.

Entre os destaques, Luciano disse que, os prefeitos presentes aprovaram o manifesto, O Reflexo da Queda das Receitas na Gestão Municipal. O documento reúne as principais deliberações e reivindicações dos gestores municipais. “Precisamos levar à população brasileira informações sobre a realidade financeira dos Municípios. Todos estão com dificuldades para cumprir obrigações constitucionais e engessadas com a execução de programas estaduais e federais, que os poderes Executivos Municipais são pressionados a implantar”, destacou Luciano.

Segundo o prefeito Luciano Mascarenhas a sua permanência na Capital Federal serviu para incluir o município em programas importantes. Em uma rápida conversa com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, no X Congresso Brasileiro de Municípios, o próximo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), Poções será agraciado com obras de saneamento e habitação, investimentos de R$ 5 milhões de reais e as obras iniciadas neste programa serão concluídas ao longo do próximo ano.

O prefeito Luciano destacou outros projetos que estão em andamento junto aos ministérios: Recuperação de 52 km da zona da mata, calçamentos de ruas, a Upa24h, o Samu 192, creches e quadras esportivas. “Consciente do que estou fazendo em defesa do desenvolvimento de minha querida Poções, quantas vezes forem necessárias as viagens não só a Brasília e Salvador, mas em qualquer lugar que possa gerar emprego, renda e obras para o município estarei lá lutando e fazendo valer o mandato que o povo votou em 2008”, concluiu o prefeito. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)