Itororó segue Lei de Responsabilidade Fiscal e investe em saúde e educação

A Prefeitura de Itororó vem cumprindo o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal na aplicação dos recursos públicos. O prefeito Adroaldo Almeida (PT) está aplicando mais de 25% do orçamento na Educação, mais de 15% na Saúde e gasta menos de 54% com a folha de pessoal, permitindo que o município esteja apto a receber os repasses federais e estaduais. Estes reforços possibilitam a realização de obras e projetos sociais que estão dando um novo dinamismo a Itororó. Foi a primeira vez em sua história, que a administração municipal de Itororó apresenta os dados das contas públicas em audiência pública.

As contas foram apresentadas na Câmara de Vereadores com a participação de variados segmentos sociais “Antes, esses dados eram construídos em gabinetes sem participação popular”, disse o secretário de Relações Institucionais, Kleber Torres. Além de dar publicidade ao cumprimento das metas fiscais, a prefeitura vem investindo fortemente em saúde e educação.
Os recursos destinados à saúde possibilitaram, nos primeiros nove meses de administração, a reforma e ampliação de unidades da saúde, a reconstrução do Programa de Saúde da Família, a contratação de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio a aquisição de medicamentos. “Trata-se de uma área importante e temos investido no sentido de dotar Itororó de um sistema de saúde pública que atenda as necessidades da população”, afirma Adroaldo Almeida.
No setor educacional, a prefeitura reformou escolas encontradas em situação de abandono e ampliou o número de vagas, além de contratar novos professores. “Vamos investir na capacitação dos educadores e na melhoria da estrutura das escolas”, afirma Adroaldo, que tem reivindicado ao governador Jaques Wagner a melhoria das escolas da rede estadual, incluindo a ampliação da oferta de vagas no ensino médio. “Também pretendemos atrair novos cursos de ensino superior para a cidade, contribuindo para a qualificação profissional e o acesso ao mercado de trabalho”, diz.
Com o cumprimento da LRF, os salários dos servidores públicos municipais estão sendo pagos em dia. Para Adroaldo, “a valorização do servidor implica numa mudança de postura, já que eles estão comprometidos em proporcionar um atendimento eficiente à população”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)