Na manhã de ontem, quarta-feira, 9 de setembro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participa de audiência pública na Câmara dos Deputados. O debate promovido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle será sobre a demora e a burocracia para a liberação de recursos dos convênios firmados entre os Municípios, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Ministério das Cidades.
A Caixa é responsável pelo processo de liberação de verba destinada ao financiamento de convênios com os ministérios, por determinação do governo. A audiência foi proposta pelo deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG). De acordo com o deputado, a Caixa insiste em manter um relacionamento conflituoso com os Municípios, lançando sobre eles um volume altíssimo de exigências, com uma burocracia excessiva e desnecessária.
Além do presidente da CNM, foram convidados para o debate o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o superintendente nacional de repasses da CEF, José Carlos Medaglia Filho; o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Coser; e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar. (Fonte: CNM com informações da Agência Câmara)