Neste sábado, dia 12, as famílias do bairro de Fátima, em Itabuna, estarão sendo beneficiadas com uma série de serviços públicos, atividades educativas, culturais e de lazer, durante a realização do I Mutirão Pela Paz. A iniciativa é promovida como primeira ação do Pacto Municipal Contra a Violência, coordenada pela Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação social, que envolve diversas instituições públicas e privadas, organizações governamentais, órgãos de segurança, faculdades, clubes de serviço e entidades da sociedade civil organizada.
O Pacto vem sendo implementado desde julho último como uma medida emergencial, proposta pelo prefeito José Nilton Azevedo Leal visando conter os altos índices de violência registrados no município. Além das famílias do bairro de Fátima, os organizadores do Mutirão pela Paz esperam atender também moradores de bairros adjacentes – Parque Boa Vista, Vila das Dores e Monte Cristo. As atividades serão desenvolvidas na sede do Colégio Ciso, das 8 às 15 horas.
Para o prefeito, o combate à violência exige, antes mesmo de qualquer ação repressiva, políticas de governo capazes de assegurar ao cidadão o exercício pleno da sua cidadania, respeitando os seus direitos e estimulando o respeito ao outro. Lembrando a sua experiência como militar e como político, Azevedo ressalta que está comprovada por diversos pesquisadores que uma das principais causas da violência urbana é a ausência do Estado, em relação às garantias dos direitos fundamentais da população.
“Onde o Estado não está presente o traficante é quem dita às regas. Por isto, não podemos pensar no combate a violência sem antes implementarmos políticas públicas que assegure à população acesso a educação, saúde, saneamento básico, abastecimento de água e, consequentemente, melhor qualidade de vida “, afirma Azevedo. O prefeito lembra que, no Mutirão, os moradores terão a oportunidade de também contribuir na construção dessas políticas.
Ações - A ideia do Mutirão é proporcionar à comunidade uma ferramenta capaz de promover cidadania, como foco das ações preventivas contra a violência. Durante o evento, além dos serviços básicos nas áreas de saúde, educação e assistência social, as famílias terão acesso aos organismos e representantes do Poder Legislativo, do Judiciário – Juizado da Infância e da Adolescência, Ministério Público Estadual -, bem como assistência jurídica gratuita através da Defensoria Pública (estadual e municipal), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Jurídica Municipal e Núcleo de Práticas Jurídicas da FTC Itabuna, e do Hospital de Olhos Beira Rio.
Alguns serviços na área de saúde já estão definidos, a exemplo de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, serviços oftalmológicos, assistência farmacêutica, orientação sobre cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno. Na área das ações educativas a população poderá participar de oficinas e palestras sobre prevenção às drogas, educação para o trânsito, violência contra a mulher, combate a exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. No Mutirão serão desenvolvidas ainda atividades esportivas e culturais, além da apresentação teatral com a trupe da Biblioteca Itinerante, da Secretaria da Educação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)