Há até pouco tempo o município de Coaraci, assim como milhares espalhados pelo país, sofria com a falta de crédito. Isso ocorria devido ao excesso de dívidas não pagas com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), constituídas por antigos gestores e herdadas pela atual gestão, que tem à frente a prefeita Josefina Castro. A prefeita acaba de fazer o que deveria ter sido feito há muito tempo: negociou o débito com o INSS e passou a fazer uma auditoria da dívida.
Apenas esse gesto já possibilitou que Coaraci conseguisse junto ao órgão a Certidão Negativa de Débitos (CND). Para o município, mais que repactuar uma dívida, a CND significará maior capacidade de atrair investimentos federais e impulsionar o seu desenvolvimento. “Além de estarmos quites com nossos credores, queremos salvaguardar o dinheiro publico e aumentar a capacidade de investimento em projetos que beneficiarão toda a comunidade”, resume a prefeita Josefina Castro.
Com isso, na hora de se aposentar ou mesmo dar entrada em benefícios como auxílio-doença, os servidores amargavam atrasos e até o indeferimento dos requerimentos. “Com a análise dos débitos dos outros gestores e a racionalização da aplicação dos recursos públicos, estamos cuidando do dinheiro do povo e garantindo que o município possa continuar investindo para a melhoria da qualidade de vida da população”.
Cidadania - Com a regularização do parcelamento junto ao INSS, aposentadorias e outros benefícios de servidores públicos também estarão garantidos. Isto porque, nas gestões passadas, o município não recolheu regularmente as contribuições previdenciárias dos funcionários. Cobrava do servidor, mas não pagava ao INSS. “Hoje os trabalhadores podem exercer plenamente sua cidadania, não precisam penar para ter assegurados seus direitos”, afirma a prefeita Josefina Castro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Coaraci)