Após participação na X Conferência das Cidades, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para uma série de cuidados que devem ser tomados pelos gestores municipais quanto ao investimento em mobilidade urbana local e regional. As recomendações visam o desenvolvimento econômico e social dos Municípios brasileiros que se preparam para receber a Copa do Mundo de 2014.
Para a entidade, os benefícios originados de projetos que envolvem o desenvolvimento dos corredores de trânsito de passageiros municipais e intermunicipais, não só aperfeiçoa o uso do espaço urbano, como dá sustentabilidade para a região servida. Os investimentos podem ser em torno da infraestrutura e dos serviços prestados, resultando, por exemplo, em diminuição do tempo de deslocamento entre os Municípios.
O sistema público de transportes, por exemplo, não pode priorizar apenas a locomoção dos passageiros, mas, dar acesso aos pontos turísticos dentro e fora das cidades - sedes da Copa. A preparação de espaços multifuncionais e a realização de eventos entre os jogos são iniciativas que podem gerar demandas para outros Municípios além das 12 cidades escolhidas para sediar o mundial.
Esforços conjuntos entre Municípios - Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, as maiores mudanças relativas à Copa do Mundo deverão ser percebidas e sentidas pelos próprios brasileiros antes, durante e depois do evento, relacionando a descentralização dos serviços de transportes municipais, o acesso, a acessibilidade do usuário, a qualidade dos serviços prestados e a sustentabilidade pós-Copa. Para ele, “Os Municípios precisam integralizar investimentos em projetos e equipes técnicas para ter garantias sólidas de orçamentos e financiamentos”.
A Confederação aconselha ainda a mobilização de esforços intermunicipais para compatibilizar ações de promoção e marketing e formalizar parcerias entre as secretarias de turismo, desenvolvimento econômico e social, cultura e infra-estrutura a fim de atender a essa demanda nacional e internacional gerada pelo evento. (Fonte: CNM)
A Confederação aconselha ainda a mobilização de esforços intermunicipais para compatibilizar ações de promoção e marketing e formalizar parcerias entre as secretarias de turismo, desenvolvimento econômico e social, cultura e infra-estrutura a fim de atender a essa demanda nacional e internacional gerada pelo evento. (Fonte: CNM)