Presidentes de entidades estaduais de Municípios do país estiveram no Rio de Janeiro na última terça-feira, 30 de junho, para participar de uma Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em reunião com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o foco principal do encontro foram deliberações sobre a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Ziulkoski apresentou a programação preliminar da Marcha, agendada para os dias 14, 15 e 16 de julho, em Brasília. As autoridades municipalistas discutiram, por exemplo, temas que serão abordados no encontro e fizeram sugestões de temas a serem abordados.
Durante a reunião, também foram apresentados os cinco principais temas que serão discutidos na Marcha: Regulamentação da Emenda Constitucional 29, Precatórios, Reforma Tributária, Lei das Licitações, além das dívidas previdenciárias dos Municípios e Lei 11.960/2009. Ao destacar a importância dos presidentes das entidades estaduais mobilizarem os prefeitos do país a participarem da Marcha, Ziulkoski lembrou a importância do encontro. “A Marcha a Brasília é um importante espaço de discussões sobre as principais reivindicações dos Municípios. Precisamos aproveitar esta oportunidade”, afirmou.
Fortalecimento da CNM - Além de assuntos relacionados à Marcha, os participantes da Assembleia também discutiram estratégias de fortalecimento da CNM. Ziulkoski também pediu sugestões de Planos de Ações da nova diretoria frente à CNM - eleita em março - nos próximos três anos. (Fonte: CNM)