A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Itabuna realizará nesta segunda, dia 6 de julho, das 8 horas às 17 horas, uma nova eleição para a escolha dos membros que vão compor a comissão para a gestão 2009/2010. A Cipa faz o segundo turno da eleição porque não houve número suficiente de votantes na primeira eleição, ou seja, 50% dos funcionários efetivos, realizada no último dia 26, conforme determina o Ministério do Trabalho e Emprego.
A cédula única de votação deverá constará o nome dos candidatos, com listagem para os eleitores se orientarem no momento de exercer o seu voto e a colocação de uma urna que ficará no saguão do Centro Administrativo Firmino Alves.
Onze funcionários concorrem às eleições, mas só 10 integrarão a comissão. Destes, os cinco mais votados serão os titulares e os cinco restantes serão suplentes.Caberá ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, a indicação de 10 funcionários para compor a comissão, sendo cinco titulares e cinco suplentes que representarão o empregador na comissão. Também compete ao chefe do Executivo a indicação do presidente da CIPA, que é integrada ainda por um vice-presidente e um secretário nomeados pelos representantes dos empregados, entre os seus eleitos.
Proteção à saúde - A atual presidente da comissão, Maria Conceição Lagariça ressalta a importância de uma Cipa dentro de uma empresa, porque ela visa a proteção à saúde de seus trabalhadores. A comissão da Prefeitura de Itabuna foi implantada em 2007. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)