A Unidade Móvel do Detran visitou a cidade de Poções e durante sua passagem a equipe esteve nas escolas, com destaque para a Escola Luiz Heraldo Duarte Curvelo, com palestras e a exposição de uma miniatura de cidade dentro do ônibus, que mostrou como deve ser seguido (passo a passo) para se ter uma boa educação no trânsito pelos condutores de veículos, pedestres e autoridades de trânsito.
Uma palestra foi proferida pela professora de trânsito Luzinete Barretos para os motoristas, principalmente quem conduz moto táxi e veículos escolares, na Câmara de Vereadores. Durante a palestra Luzinete explicou que o Brasil gasta muito dinheiro com acidentes no trânsito e que poderia evitar este gasto se a educação do motorista ficasse em primeiro lugar e o pior de tudo são as seqüelas deixadas no acidentado e na família.
“A lei existe e por mais que seja fiscalizada, somente o motorista pode fazer valer o seu cumprimento com um todo”, disse a Coordenadora da Unidade, Ana Cristina Branco também presente a palestra. “Mudar a mente do adulto pode demorar muito e na criança é mais fácil, pois ela pode sensibilizar o pai e o mais importante amanhã estas crianças fazem à diferença nas estradas”, completou Luzinete. Cinto de segurança, faixa de pedestres, sinaleira e sinais de placa são peças que dão vida e nunca tira vida. Bicicleta também é veículo, não podendo andar nos passeios, a não ser empurrada pelo condutor.
A palestra foi bem questionada pelos motoristas presentes e Luzinete esclareceu todas as perguntas e finalizou suas palavras dizendo, “o objetivo é diminuir os acidentes de trânsito, o pai e a mãe são responsáveis juntos com terceiros que entregam um veiculo a um menor. Seja fiscal dos outros para você não ser a próxima vitima, o veículo não pensa, quem pensa é o motoristas”, concluiu Luzinete.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).