O Programa TOPA – Todos pela Alfabetização visa promover educação de qualidade para jovens e adultos, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita. O Programa se realiza através da parceria entre o Governo Municipal e o Governo do Estado da Bahia. O município de Caculé tem 240 alunos matriculados, formando 14 turmas, sendo 12 na zona rural e duas na zona urbana.
A alfabetização de adultos proporciona a essas pessoas condições para sua inclusão social, política, econômica e cultural. É o que confirma o depoimento do aluno da comunidade rural Peri-Peri da Tapera, Sr. José Urbano Neves, de 64 anos, “esse programa foi maravilhoso. Facilitou demais a nossa vida. Hoje sei assinar meu nome, consigo ler e faço compras no supermercado sozinho. Agora sei comprar meu suco predileto, porque consigo identificar o de Caju.” O Sr. José Urbano alegou que vai trocar os documentos, para tê-los com a assinatura.
A coordenadora do TOPA, Ivone Pessoa Cardoso, comemora o sucesso do Programa no município. “É muito gratificante ver a satisfação e a alegria das pessoas quando conseguem fazer as primeiras leituras e escritas. Eles ficam numa satisfação! E comemoram em poder assinar o nome, ler bíblia, acessar o caixa eletrônico nos bancos, escrever cartas dentre outras ações, que parecem simples, mas que significam muito no dia a dia para quem viveu tanto tempo sem ler e escrever. Em Caculé, o Programa tem atingido a meta e está dando super certo!” comenta a coordenadora.
Para a implantação do Programa, o Governo de Caculé reformou escolas da zona rural e disponibilizou material didático, carteiras e, em algumas localidades, foi preciso fazer ligação elétrica para o funcionamento das turmas no período noturno. Além disso, todos os alunos foram beneficiados com Kits do Estudante, contendo os materiais escolares.
O objetivo do TOPA é melhorar os indicadores educacionais e, consequentemente, a condição de vida da população. Em 2008, mais de 111 alunos foram alfabetizados em Caculé. Após alfabetizados, os alunos passam para o Programa EJA – Educação de Jovens e Adultos. Esta é uma forma de educação continuada, que assegura o ingresso e permanência na escola. Este ano, mais 240 alunos seguirá o mesmo processo. As comunidades beneficiadas são: Barreiro, Araçá, Barragem da Cana, Caldeirão, Saco Dantas, Cipó, Lagoa do Mato, Várzea Grande, Umbuzeiro Doce, Mucambo, Alecrim, Peri-Peri e mais turmas na zona urbana. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé).