O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) está avaliando um conjunto de projetos sociais desenvolvidos pela Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia (Apaeb), no município de Valente, na região sisaleira do Estado. Os projetos estão voltados para a agricultura familiar e a economia solidária.
O Fundo também financia a habitação de interesse social, a economia solidária, a segurança alimentar, a alfabetização e qualificação profissional, a pesca artesanal, além dos Programas Luz para Todos e Água para todos.
A Apaeb possui dois importantes projetos: o Centro de Aprendizagem e Intercâmbio dos Saberes (Cais) e a Escola Família Agrícola (EFA) Avani Lima Cunha. O Cais oferece cursos de formação a grupo de 104 agricultores em diversas áreas da agricultura familiar, sendo dotado de quatro prédios, com refeitório e dormitório. A EFA Avani Lima Cunha garante o ensino fundamental (da 5ª à 8ª séries) para uma turma de 73 alunos de sete municípios da região sisaleira: Valente, Santaluz, Queimadas, Conceição do Coité, Retirolândia, Nova Fátima e Serrinha. A escola aplica a pedagogia alternância, pois os alunos ficam internos uma semana e na outra vão para casa.
Além desses projetos, a Apaeb Valente mantém a Casa do Mel, com 400 colméias cultivadas por 35 apicultores. A entidade já distribuiu um kit de energia solar, cada um avaliado em R$ 2,8 mil para um grupo de 700 agricultores. O equipamento permite acender lâmpada, ligar o rádio e um aparelho de TV, sem a necessidade de energia elétrica.
Outro projeto apresentado ao Funcep foi o de ampliação da capacidade de produção do Laticínio DaCabra, onde 62 produtores associados à Aapeb produziram quase 200 mil litros de leite de cabra, em 2008, distribuídos a 11 creches e 5 mil famílias, beneficiando cerca de 20 mil pessoas.
A diretora do Funcep, Maria Morais de Carvalho Mota, disse que há possibilidade de a EFA Avani de Lima Cunha ser incluída em um grande programa voltado para a juventude rural na área de assistência técnica que está sendo elaborado pelo Governo do Estado.
Produtores rurais podem receber bolsa verde
O presidente Lula anunciou a criação do programa Bolsa Verde a ser pago aos produtores rurais que preservarem o meio ambiente. O projeto ainda está tramitando no Senado, mas se for aprovado pequenos agricultores e assentados da reforma agrária serão beneficiados. Ainda não foram divulgados o valor das bolsas nem os critérios para recebê-las. O governo também decretou a Política de Manejo Florestal Comunitário que permitirá às famílias explorarem recursos das florestas nas regiões onde vivem.