Desde o início da nova gestão do prefeito Guilherme Menezes, diversas medidas têm sito adotadas para melhorar a qualidade de vida do servidor. Uma das primeiras providências foi a realização de um estudo sobre o nível de endividamento dos funcionários. Para isso, foi criada uma Comissão Administrativa e Institucional que revisou detalhadamente todos os convênios e constatou uma expressiva quantidade de servidores com seus salários comprometidos por empréstimos consignados.
Com os dados em mãos, a equipe da Secretaria Municipal de Administração tem realizado reuniões com os bancos que têm convênio com a Prefeitura de Vitória da Conquista para propor uma renegociação das dívidas dos funcionários. Na semana passada, o Município conseguiu fechar um acordo com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Esses bancos fizeram uma revisão dos débitos dos servidores municipais que, por meio de uma linha de crédito especial, poderão renegociar as dívidas. Os dois bancos poderão, ainda, comprar dívidas que os servidores tenham com outras instituições de crédito para descontá-las na folha de pagamento. Dessa forma, pode ser feito um único pacote e o valor das prestações será diluído ao longo do tempo com juros baixos.
“Conseguimos, junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, linhas extremamente vantajosas que permitem a renegociação da dívida do servidor e vão ajudá-los a reorganizar a sua vida e seu orçamento doméstico”, afirmou o secretário de Administração, Márcio Higino. Os servidores que desejarem renegociar suas dívidas devem procurar as agências bancárias. No Banco do Brasil, os servidores podem procurar a gerente de Relacionamento, Eliana Sônia. Na Caixa Econômica, a responsável pela renegociação é a gerente Adriana Rangel.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitoria da Conquista)