A Prefeitura de Itabuna está mobilizando instituições da comunidade para realizar um Pacto Contra a Violência, que consiste na participação de todas as entidades organizadas num amplo debate sobre os problemas relacionados à segurança pública e a vulnerabilidade social. A perspectiva é de que cada entidade possa contribuir com sugestões e ações para garantir a diminuição dos índices de violência que atualmente preocupam a sociedade. O comandante da Guarda Municipal, tenente Cerqueira, ressalta que até 2008 os dados estatísticos apontavam que Itabuna era a 47ª cidade com maior índice de violência entre os municípios brasileiros.
Cerqueira diz que o Município vem realizando ações neste sentido, a começar pela capacitação profissional da Guarda para que possa abranger a área de sua competência na segurança, o que deverá acontecer logo após a aprovação do Projeto de Reestruturação pelo Ministério da Justiça, através do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). “Com a capacitação da Guarda Municipal, poderemos nos integrar com as secretarias em trabalhos sociais colaborando assim com a comunidade itabunense” conclui o tenente.
Uma reunião com as entidades interessadas está agendada para o próximo dia 18, às 19 horas, no auditório da FTC. O objetivo desse encontro é apresentar às entidades a idéia do pacto e estimular a contribuição e integração com o projeto contra a violência. Segundo o radialista Val Cabral, é dessa forma que se busca, efetivamente, facilitar o acesso de todos com direito de igualdade da elaboração e realização desse pacto.
Val Cabral ressalta ainda que a proposta principal é extrair o que cada participante possa contribuir para combater a violência de forma rápida. Inicialmente, participam deste projeto as secretarias da Educação, Assistência Social, Esportes, Assuntos Governamentais e Comunicação Social, e a Guarda Municipal.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).