A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promove entre os dias 17 e 28 de junho o Forró Pé de Serra do Periperi. O evento vai transformar o centro da cidade em um grande arraial, onde se apresentarão mais de 40 grupos de forró e quadrilhas juninas de toda a região. “È um formato de São João onde as famílias podem se reunir no centro da cidade e valorizar os artistas de Conquista e região”, destaca o secretário de Cultura Gildelson Felício. A abertura oficial do evento acontece na quinta-feira, 18, às 20 h, com a apresentação da Orquestra Sanfônica - uma reunião de cerca de 15 sanfoneiros em uma homenagem a Luiz Gonzaga -e de Joel Pinheiro, um dos mais antigos forrozeiros da região.
Espaços - “Vamos desenvolver um ambiente em que as pessoas possam relembrar o São João da roça, da cidade pequena, como antigamente”, ressalta o secretário de Cultura. Para resgatar esse clima a Prefeitura está preparando uma decoração caprichada para a alegria de pessoas de todas as idades. A praça Barão do Rio Branco abriga o principal palco do evento. Uma grande estrutura será montada nos mesmos moldes do já tradicional Natal da Cidade. Artistas e bandas de Conquista e região se apresentarão no local todos os dias. “A Praça Barão do Rio Branco é o coração da cidade, uma referência para a nossa gente. Além disso, tem a questão da segurança, pois nesta praça há sistema de monitoramento de câmeras. O deslocamento também é mais fácil graças à proximidade com o terminal de ônibus”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes.
Na Praça Tancredo Neves, será construído o Memorial do Forró, uma vila de casas de taipa onde se apresentarão trios de forró pé de serra e haverá a comercialização de comidas e bebidas típicas. A construção é uma parceria com a Arq Decor , a Secretaria de Infraestrutura e a cenógrafa Vitória Vieira que assina toda a parte plástica do evento. Quem quiser conhecer a história do forró no Brasil e em Conquista poderá visitar a Casa Memorial Régis Pacheco, também na Tancredo Neves, que abrigará uma mostra com foco no gênero musical. Na Praça Nove de Novembro, as apresentações acontecem mais cedo, movimentando o comércio da cidade.
Programação - Forrozeiros, bandas pé-de-serra locais e regionais, casamento na roça, além do concurso de quadrilhas garantem o clima tradicional da festa. “Queremos resgatar as origens do povo nordestino que, além de trabalhador, é um povo muito alegre”, enfatiza Gildelson.
A programação começa na quarta-feira, 17, com o encontro de quadrilhas das escolas municipais. Em parceria com a Direc 20 e a União Estudantil, na quinta, 18, e na sexta,19, o festival de quadrilha das escolas estaduais da região abrilhanta a festa. Artistas como Onildo Barbosa, Edgar Mão Branca, Forró Nois e Elas, Dominantes da Bahia, entre outros, completam a programação que busca valorizar os artistas regionais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitoria da Conquista)