Agricultores familiares já podem aderir ao Garantia Safra

Agricultores familiares pronafianos A e B que plantam na safra verão e tiveram perda na lavoura superior a 50%, por motivo de estiagem ou excesso hídrico, já podem aderir ao fundo Garantia Safra 2009/2010.

O benefício, criado pelo governo federal, assegura uma renda de R$ 550, paga em cinco parcelas mensais de R$ 110. Neste ano/safra, as inscrições das prefeituras e dos produtores acontecem até 21 de agosto e podem ser feitas no site da Secretaria Estadual da Agricultura, no endereço www.seagri.ba.gov.br .
Pode aderir ao Garantia Safra o agricultor que planta feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão numa área de até 10 hectares e que tenha renda bruta familiar mensal menor que um salário mínimo e meio. A perda de safra deve ser comprovada na forma do regulamento, pelo menos 50%, depois de verificada a regularidade quanto ao recolhimento das contribuições individuais dos agricultores familiares dos municípios e dos estados. Na Bahia, o programa beneficia de forma prioritária agricultores da região semiárida e que não têm plantios irrigados. (Fonte: Agecom)