Alunos de Camaçari terão escola em tempo integral

Em Camaçari, mais de 3 mil crianças serão beneficiadas com escola em tempo integral. A iniciativa faz parte do programa Mais Educação, do Governo Federal, e tem previsão para iniciar em junho. Ao todo, 28 Centros Educacionais participam do programa que vai atender estudantes da 4ª série do ensino fundamental e com defasagem idade/série e dificuldade de aprendizagem. De acordo com a coordenação nacional do Mais Educação, o programa oferece novas práticas educacionais e reduz a evasão escolar, a repetência e as distorções idade/série. Através do projeto a criança passará a ter atividades no turno oposto ao ensino regular.

Ações culturais, educativas, esportivas, ambientais, bem como de cidadania e lazer farão parte da grade curricular do aluno beneficiado com o programa. Outra importante vantagem é o acompanhamento no momento de fazer as tarefas escolares e a oferta de alimentação adequada às crianças. A diretora da escola Neuza Menezes Barreto, Selma de Santana, diz que o programa é uma excelente oportunidade que os pais têm para reforçar a educação dos filhos. “O Mais Educação une o ato de aprender ao lúdico, por meio da arte e da cultura”, diz.
As atividades complementares serão desenvolvidas nas escolas ou em quadras esportivas, igrejas, centros comunitários, postos médicos e outros espaços que tenham interesse em ser parceiro do programa. De acordo com o coordenador do programa em Camaçari, Durval Machado, a iniciativa faz com que toda comunidade seja responsável pela educação dos alunos. “As pessoas passam a ser comunidade não só por fazer parte de um mesmo território, mas por interagirem umas com as outras”, acrescenta.
PROGRAMA - A maioria das 28 escolas de Camaçari, escolhidas pelo Ministério da Educação para participar do programa, estão cadastradas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os Centros Educacionais inscritos passarão a receber, individualmente, uma verba do governo federal para a implantação e manutenção do projeto na unidade de ensino. O valor de repasse será de acordo com o Plano de Atendimento apresentado pelas escolas ao PDE. Como contrapartida, o Município oferece os profissionais de apoio.
O Mais Educação atende diversas bases legais, entre elas o Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto é formado por sete macrocampos, são eles, acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer da cidade, direitos humanos e cidadania, cultura e arte, inclusão digital e saúde, alimentação e prevenção. Coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, o Mais Educação é uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem como objetivo ampliar a jornada escolar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)