História da Educação itabunense será relatada em documentário

A trajetória da Educação itabunense desde a institucionalização do Departamento Municipal de Educação na década de 50 até este início de século será mostrada num documentário que a Secretaria da Educação (SEC) irá produzir para as comemorações do primeiro centenário de emancipação política e administrativa da cidade a ser comemorado em 2010. A proposta foi apresentada pelo secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, durante encontro na última segunda-feira (11) com a comissão formada pelas professoras Vanda Maria da Costa Pinto, Maria da Paz Jambeiro, Eunice Dantas, Silanice Pinheiro e Célia Reis, que integraram a primeira equipe de educadores municipais de Itabuna. O secretário adiantou que o testemunho das professoras será imprescindível para a construção do roteiro do documentário.

“Queremos resgatar a história para que as futuras gerações, especialmente os educadores e estudantes da rede municipal, saibam quais foram os personagens e como eles ajudaram a tornar a Educação Grapiúna em referência para o estado e o Norte/Nordeste brasileiro”, frisou Lisboa.
Creche - Durante o encontro, o secretário recebeu das professoras um documento reivindicando ao prefeito Capitão Azevedo que a creche que está sendo construída no bairro Jorge Amado, na zona oeste da cidade, seja batizada com o nome do Dr. Gil Nunesmaia, numa homenagem ao primeiro diretor do Departamento Municipal de Educação.
Acompanhando as professoras, o Gil Nunesmaia Júnior também entregou ao secretário farto material biográfico sobre o médico que muito contribuiu para a institucionalização da Educação em Itabuna. O secretário assegurou que tudo será encaminhado com o objetivo de atender ao pleito formulado pelas educadoras.
“Acreditamos que esta será uma justa homenagem àquele que teve a coragem de assumir o desafio de edificar a base para a criação da rede municipal de ensino itabunense”, justificou a professora Vanda Pinto, que também já exerceu o cargo de titular da SEC na década de 90. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)