Técnico assume Controladoria Geral do Município de Itabuna

Atendendo a um convite do prefeito Capitão Azevedo, que vem priorizando a transparência na gestão dos recursos e lançou recentemente o Plano de Desenvolvimento Institucional, que inclui a implantação de uma ouvidoria e da corregedoria municipal, o auditor Rubem Piropo assumiu a Controladoria Geral do Município. Como controlador, ele terá a missão de acompanhar a eficiência, eficácia e a economicidade na aplicação dos recursos para que sejam atingidos os objetivos organizacionais, evitando possíveis perdas e desperdícios, além de identificar possíveis erros e fraudes.

A controladoria tem uma equipe de sete técnicos, que realizam o controle interno através do acompanhamento da tramitação diária de uma média de 100 processos de pagamento, além de realizar ações no acompanhamento de licitações, do andamento de contratos e outras atividades sempre no foco da legalidade, economicidade, razonabilidade, moralidade e transparência administrativa.

O departamento tem também a finalidade de realizar auditorias preventivas e interagir com o controle externo, no caso Tribunais de Contas, Ministério Público, Controladoria Geral da União e o Poder Legislativo, quando necessário: “O objetivo é acompanhar 100% dos processos, inclusive das áreas de educação e saúde, que têm controladoria própria, mas que serão supervisionadas pelo CGM, de forma integrada para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e das determinações constitucionais vigentes”, complementou.

Ele ressalta que a instauração de um Controle Interno tem um importante papel, na administração pública, pois se trata de um departamento que articula informações por meio de métodos de monitoramento e fiscalização com o objetivo de resguardar a instituição por meio de orientações preventivas nas áreas contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, bem como na administração dos recursos e bens públicos.

Entre as funções da controladoria ele destaca a avaliação do cumprimento de metas e a execução dos programas governamentais e orçamentos, bem como a comprovação da legalidade e avaliação dos resultados da gestão, quanto à eficiência e eficácia.”O controle interno é uma importante ferramenta, que interage com o controle externo como um elo, ajudando na missão de preservar o bom uso do dinheiro público. Por fim, vendo pelo lado do gestor, o controle interno funciona como braço direito do administrador público, pois este proporciona uma visão analítica dos atos de sua gestão,o que facilita a ação de governo e dá suporte á tomada de decisões”,finalizou.

Quem é - Rubem Piropo Filho, é formado em administração e atuou na inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios por mais de duas décadas. Para assumir a CGM ele pediu uma licença ao TCM por 36 meses. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).