Seminário de Gestão Eficiente em Itabuna supera expectativas

“Sem dúvida foi um evento importante porque não só atendeu os objetivos como também superou toda as expectativas, tanto pelo conteúdo quanto pela participação de um grande público regional que atendeu ao chamado”. A declaração é do secretário de Assuntos Governamentais e de Comunicação Social, Josias Miguel, ao fazer um balanço do Seminário Gestão Eficiente de Cidades Associadas da Amurc que aconteceu durante dois dias na Unime/FacSul. O encontro foi uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna e da Associação dos Municípios da Região Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).

Josias disse que o momento foi tão importante que mais de 90 por cento dos técnicos que participaram do encontro consideraram que o aprendizado contribuirá em muito para a melhoria na qualidade do serviço público, pelo menos para os 26 municípios representados no seminário. “Foi uma iniciativa tão válida que a Prefeitura de Itabuna dará continuidade ao projeto com a realização de outros cursos ligados à gestão municipal”, informou o secretário.


Ele adiantou que já estão previstos para este ano outros cursos, entre eles os de Licitação e Contratos e o do Novo Sistema de Acompanhamento do Siga do Tribunal de Contas dos Municípios, um projeto novo, significativo e importante para os municípios, segundo Josias. Os cursos, na visão dele, são de fundamental importância porque saem do papel e facilita o gestor e sua equipe a promover uma administração pública eficiente e de qualidade.

“Por isso a preocupação do prefeito em capacitar os servidores públicos. A presença do TCM e do Ministério Público Estadual durante o seminário mostra essa preocupação com a moralidade, economicidade, legalidade e transparência na gestão pública municipal”. Questões relacionadas a obrigatoriedade da Prestação Contas, as Resoluções do Tribunal, a aplicabilidade das resoluções 1061 e 1062 de 2005 e a Lei de Responsabilidade Fiscal foram destaques durante o seminário que esclareceu aos gestores sobre a realização de concurso público e de contratações temporárias, de acordo com o que estabelece a Constituição Federal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).