Secretaria de Saúde de Juazeiro inicia Campanha Anti-Rábica

A Secretaria de Saúde de Juazeiro iniciou na última segunda (27) a Campanha de Vacinação Anti-Rábica de cães e gatos, que tem como objetivo prevenir a raiva nos animais. Para aplicar a dose da vacina nos animais, os agentes de endemias estarão visitando, nos dias 27 e 28 de abril, as residências localizadas nos bairros Cajueiro, São Geraldo e Jardim Universitário. Nos dias 29 e 30 de abril estarão vacinando no Tabuleiro e Coréia. Na zona urbana, a imunização vai acontecer das 8h às 13h. Na zona rural, os profissionais se deslocarão, nos dias 27 e 28 de abril, para o povoado de Poções, das 8h às 16h. Nos dias 29 e 30 de abril, a equipe vai atender Abóbora.

O município tem atualmente 28,8 mil cães e 5,7 mil gatos. A meta mínima para 2009 é vacinar 80% dos animais de Juazeiro. Na Bahia tem muitos casos de raiva em animais. Em 2007, foram registrados 76 casos, sendo 3 em cães e ano passado (2008) foram contabilizados 56 casos no Estado, mas nenhum em cães e gatos.
Desde 2006, a cidade não registra casos de raiva em cães, gatos e nem em humanos. O veterinário da Secretaria de Saúde, Luiz Lucionildo, informa que a única forma de prevenir a raiva é se vacinando. “O vírus da raiva pode ser transmitido através da mordedura ou lambedura do animal, e uma vez a pessoa e o animal infectados não tem cura”, pontua. Ele acrescenta ainda que desde o ano 24 antes de Cristo, só se tem conhecimento no mundo de 3 casos considerados de cura, sendo 2 nos EUA e 1 no Brasil, em Pernambuco.
Apenas 6 cidades na Bahia realizam duas etapas da vacinação anti-rábica e Juazeiro é uma delas. A primeira etapa acontece de 27 de abril a 8 de junho e a segunda, de 8 de setembro a 20 de outubro. A vacinação anti-rábica pode ser encontrada também no posto fixo de vacinação, que fica situado no Centro de Saúde III, na casa de Endemias, no bairro Angari, das 7 às 12h e durante a tarde, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
“É importante que a população ajude o agente abrindo as portas de suas casas para que a atividade da vacina seja efetuada com sucesso” Ele orienta que quando uma pessoa for agredida por cão ou gato deve lavar com água corrente e sabão, e procurar em seguida qualquer posto de saúde. “O animal deve ficar em observação por 10 dias. É importante frisar que a vacina não será disponibilizada para levar para casa, pois deve ser mantida em local com condição de armazenamento”, concluiu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)