Berço da cultura regional, o município de Ilhéus foi escolhido pelo governo do Estado para sediar a 3ª Conferência Estadual de Cultura. Com o tema Ano da França no Brasil, o evento ocorrerá entre 26 e 28 de novembro e vai reunir centenas de artistas locais, baianos, nacionais e franceses, além de agitadores culturais do estado e dirigentes de cultura de toda a Bahia. O anúncio foi feito durante o 3º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, que esteve presente ao evento, a escolha de Ilhéus como sede da conferência fortalece ainda mais o município no cenário cultural baiano e brasileiro, e é um reconhecimento ao empenho da administração Newton Lima nesta área. “Imagine que teremos aqui artistas e autoridades na área de cultura de várias partes do estado e do país, debatendo políticas culturais, montando espetáculos, realizando shows musicais. Ilhéus, neste período, será o centro da cultura no estado, o que é muito importante para o município e para a região”.
Outra mostra da importância de Ilhéus como centro de difusão da cultura baiana foi a eleição, por aclamação, de Maurício Corso como secretário-geral do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia. “Quando você associa a vinda da conferência de cultura com a minha eleição para a secretaria-geral do fórum de dirigentes de cultura, é possível perceber a relevância do município no contexto cultural do estado”, observa Corso.
Ele explica que sua função como secretário-geral do fórum de dirigentes culturais será manter um intercâmbio mais próximo dos municípios com a Secretaria Estadual de Cultura e com o próprio Ministério da Cultura. “Vamos estreitar essa parceria institucional e garantir formas de intervenção nas políticas de cultura do estado e do Minc. Será um trabalho de articulação constante, e quem ganhará com isso serão os 417 municípios do estado e a própria cultura baiana”, afirma Maurício Corso.
O Encontro – O 3° Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia foi idealizado para permitir uma maior aproximação dos dirigentes municipais de cultura com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e com o Ministério da Cultura. Esse ano o encontro teve uma conotação especial, já que reuniu os dirigentes municipais recém-empossados, depois das eleições municipais de 2008. Além dos representantes dos municípios e da Secult, participaram o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o governador Jaques Wagner. Maurício Corso participou, ainda, como mediador do painel II Conferência Nacional de Cultura e III Conferência Estadual de Cultura, que teve como debatedores Silvana Meireles (Minc), e Ângela Maria Menezes de Andrade (Secult).(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)