Ilhéus terá primeira Conferencia de Promoção da Igualdade Racial

O município de Ilhéus realiza, no dia 5 de maio, na Fundação Cultural, sua primeira Conferencia Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com objetivo de debater políticas públicas de inclusão social para afrodescendentes no âmbito local. A conferencia terá participação de segmentos representativos das comunidades quilombolas e indígenas, do movimento cultural, de terreiros, do movimento negro e de organizações da sociedade civil, além de órgãos governamentais voltados para a promoção da igualdade racial.


Na tarde de quarta-feira (22), uma reunião no salão nobre do Palácio Paranaguá elegeu as comissões temáticas que vão apresentar as propostas de temas para discussão do plenário. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Governo, Aldircemiro Ferreira Duarte Luz (Mirinho) que coordenou a reunião, o encontro serviu para eleger as comissões temáticas que vão participar da construção da conferencia e debater questões como sua formatação e objetivos.

O diretor salienta que a conferência é a oportunidade da comunidade para discutir e sugerir soluções para os problemas que vivencia no seu dia a dia. “Por isso é um trabalho de construção coletiva. Não adianta o Município ditar quais temas devem ser discutidos numa conferencia se quem é vítima da exclusão e da discriminação não puder se manifestar”, observa Mirinho.

Várias secretarias, além da Fundação Cultural de Ilhéus, estão envolvidas na construção do evento, a exemplo da Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Governo, Assessoria de Imprensa e Conselho Tutelar. São com essas secretarias e órgãos que as comissões irão discutir as propostas a serem incluídas na conferencia e as ações para garantir a sua realização.

Relações Institucionais – Após a reforma administrativa promovida recentemente pelo prefeito Newton Lima, foi criada, na estrutura da Secretaria Municipal de Governo, a Diretoria Municipal de Relações Institucionais. Pela primeira vez o Município de Ilhéus tem um órgão voltado exclusivamente para a interlocução direta com a sociedade, por meio dos movimentos sociais, das instituições e das entidades de classe. “O objetivo do prefeito Newton Lima é criar um canal direto de comunicação com a comunidade e, a partir daí, implementar as ações que vão beneficiar a sociedade como um todo”, afirma o diretor Aldircemiro Duarte . (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).