Treinamento de fontes é assunto de segunda aula do Curso de Assessoria de Imprensa

O Curso On-line de Assessoria de Imprensa para Prefeituras e Câmaras de Vereadores se encerrou na última quarta-feira, 18, e, dando continuidade à aula do dia anterior, apresentou e discutiu mais ferramentas de comunicação que fazem parte do dia-a-dia do assessor de imprensa.

“Mídia training, por exemplo, é uma das atividades que podem e devem ser desenvolvidas pelo assessor de imprensa e consiste no treinamento de porta-vozes, capacitando-os para lidar com a imprensa. E como se relacionar com a imprensa não é uma tarefa fácil, quanto mais capacitado for o gestor para isso, melhor. Além disso, a realização de mídia training pode trazer resultados positivos como formas fontes para que sejam confiáveis e tenham credibilidade junto aos jornalistas, capacitar o porta-voz para atender bem e se relacionar bem com a mídia e, a longo prazo, consolidar a cultura de comunicação dentro da administração pública municipal”, assinalou Itamar Ribeiro, jornalista que ministrou o curso.

Outra atribuição do assessor de imprensa, segundo o jornalista, é o desenvolvimento de atividades de comunicação interna que consistem, segundo ele, nas interações, nos processos de troca de informação e nos relacionamento dentro do órgão público. “A comunicação interna é responsável por fazer circular informações, o conhecimento tanto de forma vertical, da direção para os funcionários, como de forma horizontal, entre funcionários de um mesmo nível de subordinação”, disse.

O jornalista tratou ainda da gestão de crise por parte dos assessores de imprensa, destacando a necessidade de se elaborar estratégias de ação para momento de eventuais crises ou até mesmo como forma de evitar que tal situação ocorra no âmbito do município. Para Itamar Ribeiro, é extremamente importante que o assessor de imprensa elabora e planeje suas ações, no sentido de ter ciência “do que quer dizer, como dizer e para quem dizer”.

Antes de finalizar o curso, foram discutidas ainda as diferenças entre os profissionais de comunicação que, juntamente com o assessor de imprensa, formam a assessoria de comunicação. “O Relações públicas é o profissional responsável pela comunicação integrada entre o assessorado e seus mais diversos públicos interno e externo, enquanto o profissional de publicidade e propaganda se dedica a planejar, criar, produzir e veicular peças publicitárias”, definiu.

O curso foi transmitido pela TV TM, das 9h às 11h da manhã, e foi encerrado com a ratificação do jornalista sobre a importância da assessoria de imprensa para a organização e desenvolvimento dos poderes executivo e legislativo municipais. “Todo município deve ter uma assessoria de comunicação, mas, se por algum motivo, não for possível tê-la completa, com assessor de imprensa, com relações públicas e com publicidade e propaganda, que o município se preocupe em ter o assessor de imprensa porque é ele que vai trabalhar para melhorar e vender a imagem positiva do município, não só para a comunidade na qual ele está inserido, mas também, com o avanço da internet, para o estado, para o país e para o mundo”, finalizou. (Fonte: Portal da Transparência Municipal).