Projeto Hortas Comunitárias Começa a Ser Implantado

Com o objetivo de gerar emprego e renda para as famílias carentes nos diversos bairros de Poções, o prefeito Luciano Araújo Mascarenhas lançou o projeto Hortas Comunitárias Verde Vida. A responsabilidade de executar o projeto ficou com a Secretaria de Ação Social, a secretária Mariana Rodrigues de Carvalho, disse que “muitas áreas públicas existentes nas regiões carentes são erroneamente utilizadas como depósito de entulhos e lixo. Com o projeto, podem ser transformados em locais produtivos e de bom aspecto visual”.

O Coordenar do projeto, Marco Neves Silva, explicou que a Horta Verde Vida terá inicialmente dois locais, na Casa do Adolescente no Indaiá, onde de 8 a 10 leiras serão implantadas, uma estrutura com um tanque, mangueiras, ferramentas, sementes e adubos fornecidos pela prefeitura. Os internos e funcionários serão orientados para cuidar da horta. Toda a produção terá a finalidade de uso própria da casa e como parte social das famílias dos internos, uma cesta de verduras poderá ser fornecida pela horta.

Para a 2ª horta comunitária do projeto, Marco Neves disse que uma grande área no fundo da Escola Luiz Heraldo Duarte Curvelo, entrada pela lateral da Escola Monteiro Lobato, serão utilizados de 300 a 500 leiras. Por ser comunitária, a horta irá gerar emprego e renda para 20 famílias carentes dos diversos bairros que serão selecionadas pela equipe da Secretaria de Ação Social e por determinação do prefeito Luciano Mascarenhas a seleção irá obedecer aos critérios do cadastro único do município.

A horta comunitária contará com toda a estrutura da prefeitura na primeira produção, um tanque para armazenamento da água, ferramentas, sementes, adubos e orientação dos técnicos da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Toda a produção será vendida em feiras, supermercados, nas barracas internas da horta. E o gerenciamento do planejamento e capital será administrado por uma comissão das famílias integrantes do projeto.

Segundo Marco Neves, nesta fase inicial a horta terá leiras de cebolinha, coentro, alface, pimentão, cenoura, beterraba e outros de fácil comercialização. “a horta será também um aprendizado para alunos de escolas e trabalhadores rurais de todo o município, assim deseja o prefeito Luciano Mascarenhas”, afirmou Marco Neves. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).