Combate à Tuberculose

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde promove ações educativas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. A equipe do Departamento de Atenção Básica estará na Escola Eurides Sant´Anna, em Itinga, às 8h30, distribuindo panfletos e realizando palestras sobre a doença, seus sintomas e tratamento.

Às 11h, a programação será apresentada aos alunos da Escola Estadual Bartolomeu de Gusmão, Centro. Pela tarde, a equipe da Atenção Básica chega à Escola Municipal Vida Nova levando esclarecimentos sobre a tuberculose. Na Unidade de Saúde Nelson Barros haverá distribuição de panfletos e orientação para os sintomáticos respiratórios, das 8h às 10h.

A doença é uma infecção causada por um microorganismo chamado mycobacterium tuberculosis, também conhecido por Bacilo de Koch. A doença costuma afetar os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar. Sintomas: Tosse por mais de 15 dias, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Tratamento: É feito à base de antibióticos, uso contínuo, com duração de seis meses. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).