Lançamento de catálogo mostra potencial do artesanato guanambiense

A Secretaria de Assistência Social de Guanambi, promoveu na noite da última quinta feira, dia 19, ato de lançamento do catalogo de produtos artesanais. O evento, realizado na Camara de Vereadores marcou a comemoração do Dia do Artesão e contou com a presença da Secretária de Assistência Social Maria das Graças Cotrim, Mario Bestetti, diretor da empresa Overbrand de Salvador (responsável pela elaboração do catalogo), presidente da Camara Elder Guimarães representando o Prefeito Nilo Coelho, equipe da Feira do Luar, vereadores Edilmar Ladeia, Sivaldo Martins, Vandilson Medeiros, Secretárias de Educação, Elzi Ivo; Administração, Camila Cotrim; Secretários de Planejamento, Jairo Magalhães; Industria e Comercio, Hugo Costa, Infra Estrutura Geovane Mercês; além de representantes de diversos segmentos.

Após o trabalho de revitalização do artesanato guanambiense coordenado pela Primeira Dama, Dona Solange Coelho, o catálogo é um importante instrumento de cadastro e divulgação dos artesãos do município “o projeto Luarte veio para organizar o setor artesanal de Guanambi e empresarialmente os artesãos, mantendo a vocação natural de cada um, buscando novas formas de comercialização” destaca Dona Solange.

Usaram da palavra na solenidade a primeira Dama Solange Coelho, Secretária de Assistência Social Graça Cotrim, Presidente da Associação dos Artesãos de Guanambi Gildésia Coelho Cerqueira e Elder Guimarães, todos destacando a importância Social, Cultural e econômica do projeto. Para Mario Bestetti, o catálogo marca a primeira etapa, de identificação do trabalho “pelo potencial, pelo diferencial do artesanato local, tem tudo para se inserir no mercado, pelo apoio que tem da Prefeitura e da comunidade”. Já o Presidente da Câmara Elder Guimarães ressalta que “é mais uma ação do Prefeito Nilo Coelho e da Primeira Dama que incentiva os artesãos de nossa terra, valorizando o trabalho de cada um e buscando a geração de emprego e renda, o catalogo abre portas para o trabalho na Bahia e no Brasil”. Elder destacou ainda que a Câmara é parceira de primeira hora deste projeto.

Dona Solange frisou que “a cada dia que passa, o projeto é sucesso, os artesãos gostam, estão crescendo, a feira do luar voltou com força total, isto nos gratifica e vamos ampliar cada vez mais”.Com esta iniciativa, o Governo Nilo Coelho abre as portas para mostrar para o mundo, a variedade e a riqueza do artesanato local. Durante o evento aconteceu apresentações culturais e a presença do Coral da Secretaria de Cultura. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi).