Camaçari vacina contra rubéola

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que as mulheres que estavam grávidas durante a última campanha contra a rubéola e os homens que não se vacinaram, podem solicitar a imunização nos postos de saúde do Município. A dose pode ser adquirida durante todo o ano, independentemente do período da campanha.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Camaçari atingiu 100% de cobertura vacinal durante a campanha passada. Mas, é importante salientar, que parte das pessoas imunizadas não reside no Município. Foram vacinadas 79.880 pessoas, sendo 40.228 homens e 39.652 mulheres. O público alvo da campanha foi a população com idade entre 20 e 39 anos.

A vacina é contra-indicada para gestantes e recomendada para mulheres de 10 a 49 anos de idade e homens de 12 a 39 anos. Além dos postos de saúde do Município, a imunização pode ser adquirida no Hospital Geral de Camaçari (HGC). A iniciativa é do Ministério da Saúde.

RUBÉOLA - A rubéola não causa riscos ao homem, mas é necessário que ele se imunize para evitar a transmissão às mulheres, principalmente grávidas e que desejam engravidar.

Se a contaminação ocorrer durante a gestação, o bebê pode nascer morto ou com a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) e apresentar surdez, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma) e problemas no coração (más formações cardíacas) ou neurológicos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).