Mutirões contra a dengue são intensificados em Ilhéus

Em parceria com a secretaria municipal de Serviços Urbanos, a Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou no último sábado (14), no alto do Basílio, zona norte da cidade, um mutirão voltado para o combate à dengue. A intervenção soma-se a várias outras que vêm sendo empreendidas pelo governo municipal com o objetivo de proteger a população da ação do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypt. Como parte desses esforços, será inaugurado na tarde de hoje, 16, na rua Severino Vieira, Malhado, um Pronto Atendimento para dar um maior suporte aos casos suspeitos da doença na região norte da cidade.

A próxima localidade a ser beneficiada com o mutirão será o distrito de Santo Antônio, que receberá os serviços amanhã, dia 17. Dois dias depois, será a vez das comunidades do Salobrinho, zona oeste, e Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade. No dia 21, as equipes visitam o alto da Boa Vontade e, no dia 28, encerrando as atividades programadas para este mês de março, o Fundão e o bairro Hernani Sá.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, o mutirão contra a dengue inclui uma série de ações. Entre elas, controle vetorial, diagnóstico de saneamento, limpeza de valas e córregos, recolhimento de depósitos e distribuição de material educativo. Além da comunidade, informa ainda a secretária, também participam dos esforços, entre outros, o departamento de vigilância à saúde, as associações de moradores, a secretaria de Educação, os conselhos de saúde e a limpeza pública.
Outros - Além da implantação de um Posto Avançado de Atendimento no Hospital Regional Luis Viana Filho para atender somente casos de suspeita da doença, o Programa Municipal de Combate à Dengue segue executando uma série de outras medidas. Uma delas é a utilização do carro ‘fumacê’ e a outra é a redução do ciclo de visitas para checagem e colocação do remédio contra as larvas em áreas com índice alto de infestação aos bairros. O trabalho inclui também a formalização de parcerias com o Corpo de Bombeiros e com secretarias municipais e a capacitação de profissionais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).