Comissão tripartite volta a discutir construção do porto sul de Ilhéus

Ao representar o prefeito Newton Lima na Casa Civil da Bahia para tratar sobre o projeto do governo do estado que prevê a construção de complexo portuário que inclui ferrovia e aeroporto denominado “Projeto Intermodal”, no litoral norte de Ilhéus, o secretário de Governo, José Nazal Pacheco, disse que esteve com a coordenadora de Acompanhamento de Políticas Governamentais, Eracy Lafuente Pereira, e com outros técnicos do governo. Nesses encontros, explicou aos integrantes da comissão tripartite que solicitou apresentação de todo o projeto arquitetônico, localização, área a ser ocupada, dentre outras questões.

Em mais uma reunião mensal da comissão tripartite foi discutida que já foi legalizada uma área de cerca de 40 hectares para a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), situada na rodovia Ilhéus-Uruçuca, nas proximidades da fazenda São José. Esse projeto está inserido ao complexo Porto Sul/Ferrovia Leste/Oeste e pelo menos 18 empresas da Bahia e do país já se habilitaram à ZPE.
Foi definido que órgãos, a exemplo do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (Apa) sejam convidados permanentes das reuniões mensais e ordinárias da comissão tripartite. No próximo encontro que acontece dia 15 de abril, às 15 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, a discussão será em torno da finalização e avaliação ambiental estratégica do projeto.
A comissão foi instalada em agosto do ano passado e é integrada por representantes do poder público, grupos de entidades de classe e clubes de serviço e associações. A expectativa dos integrantes da comissão tripartite é que o governo do Estado aponte detalhes do projeto que contemple principalmente a questão ambiental, por se tratar de área de proteção. A dúvida é sobre o local exato da construção do complexo Porto Sul/Ferrovia Leste/Oeste que afete em menor proporção o meio ambiente.
Presidido pelo secretário de Governo, José Nazal Pacheco, a reunião contou com a presença de representantes da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Iesb, Sema, Sindicato dos Estivadores, Movimento Ação Ilhéus, Associações de moradores de Ponta da Tulha, Vila Juerana, Aritaguá e Lagoa Encantada, Fórum Permanente em Defasa de Ilhéus, Associação Comercial, Colônia Z-34 e Instituto Floresta Viva. Participaram também os secretários Paulo Goulart (Obras e Planejamento), Alfredo Landim (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia) e Antonio Olímpio (Meio Ambiente). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).