Itororó ganha Centro Digital de Cidadania

O Programa de Inclusão Sociodigital do Governo do Estado, entregou na quinta-feira (12), em Itororó, mais um Centro Digital de Cidadania (CDC). Além de Itororó, o pacote de inaugurações contemplou outros municípios do Sul do Estado, como Teolândia, Itacaré, Itabuna, Jussari e Camacã.

O CDC de Itororó, que funcionará anexo à Escola Municipal Carlos Santana, foi batizado com o nome da professora Aurora Valadares. Ela foi a primeira professora de Itororó, que na sua época ainda se chamava Itapuí. “Muitos dos que aqui estão foram alunos da minha mãe. Fico muito feliz por essa homenagem, pois minha mãe pertence à historia de Itororó”, disse o filho professora, Ciro Valadares, que a representou devido ao seu estado de saúde debilitado.

A inauguração contou com a presença do prefeito Adroaldo Almeida, que conseguiu essa obra junto ao governador Jaques Wagner, além de todo secretariado municipal, familiares da homenageada. A entrega foi feita pela coordenadora executiva do Programa de inclusão Sócio Digital (PISD), Rubia Carvalho.

A coordenadora disse que o CDC está próximo de se tornar o maior programa de inclusão digital da America Latina. “Hoje já temos mais acesso a internet do que São Paulo, igualamos nosso acesso ao do Chile (que é o maior da America Latina) e estamos trabalhando para ultrapassá-lo”, explicou Rubia Carvalho, em seu discurso.

O Cidadania Digital é um programa estratégico, que garante o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.

A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários. Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada.

“Primeiro temos que compreender e agradecer o empenho e o trabalho que o governador Wagner vem fazendo na Bahia. Esse centro que nós ganhamos vai contribuir muito para nos ajudar a alcançar a nossa meta, que é elevar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que hoje é de 2,5 para 4,5”, afirmou o prefeito Adroaldo Almeida, em seu discurso de agradecimento.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó).