FTC divulga Campanha de Combate à Dengue

Considerando o momento crucial pelo qual passa o município de Itabuna no âmbito da saúde pública, por conta da epidemia de dengue, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) está divulgando a Campanha de Combate à Dengue, que será desenvolvida em parceria com o Lions Clube Itabuna Centro, Grupo de Ação Comunitária (GAC) e Conselho Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de contribuir para a redução significativa da morbi mortalidade causada pelas formas clássica e hemorrágica da doença.

As estratégias incluem palestras, oficinas, campanhas de doação de sangue, Caminhada do Dia “D” pela Vida e diagnóstico situacional para obtenção dos índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ales destas ações, um grupo formado por 27 estudantes do curso de Enfermagem foi selecionado para integrar uma força tarefa instituída pelo Hospital Manoel Novaes, visando melhorar a assistência de Enfermagem Materno-Infantil no Manejo da Dengue.
Ao divulgar a Campanha de Combate à Dengue, o diretor-geral da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, destacou que Itabuna está passando por um momento de muita fragilidade em relação à saúde pública e que a FTC, enquanto instituição de ensino superior que atua também na formação de profissionais na área de saúde, tem um dever moral e social de contribuir para o restabelecimento do bem-estar da comunidade.
“Portanto, as estratégias que iremos colocar em prática com a participação de estudantes, professores e funcionários visam unir forças com órgãos de governo e a sociedade civil com o único objetivo de combater à dengue no município”, argumenta Cristiano Lôbo. As ações estão focadas também nas lideranças comunitárias e moradores de áreas de risco, onde estão registrados os maiores índices de infestação predial.
Programação - Para o dia 21 de março, a FTC está organizando uma grande mobilização intitulada do Dia “D” pela Vida, quando uma caminhada percorrerá a área central da cidade disseminando mensagens educativas e de conscientização para a comunidade. Durante o evento serão distribuídos panfletos informativos para a população, focando a importância das ações preventivas na eliminação dos focos do Aedes aegypti.
No dia 28, das 8 às 12 horas, nas dependências da Faculdade, estão programadas duas palestras – “Combate à Dengue: direitos e obrigações” e “Ações preventivas no manejo clínico da dengue” – e oficinas de fabricação de repelentes e sobre utilização de redes para cobertura de tanques. Com a ajuda das instituições parcerias, serão doadas algumas redes de proteção para pessoas que ainda possuem reservatórios de água descobertos. A campanha de doação de sangue, cuja primeira etapa foi realizada no dia 5 de março, terá seqüência no dia 3 de abril.
Com base em dados divulgados pelos departamentos de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e da 7ª Dires/Sesab, de janeiro até a última quarta-feira, dia 11, já haviam sido registrados mais de 3 mil casos de dengue clássica, além de 13 óbitos por dengue hemorrágica, sendo oito vitimas de Itabuna e cinco de outros municípios do Sul da Bahia. A FTC também está representada no Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) que coordena às ações emergenciais de combate a epidemia no município.(Fonte: Ascom da FTC).