Campanha alerta para importância dos exames na prevenção do câncer de mama

Os tabus e receios que envolvem os exames preventivos ao câncer de mama foram os alvos da prefeita Moema Gramacho, da ministra Nilcéia Freire, de Políticas para Mulheres e de todos que participaram do lançamento da Campanha Toque pela Vida, nesta terça-feira (3), no Restaurante Popular, em Lauro de Freitas. Realizada pela Prefeitura Municipal, a campanha busca despertar as mulheres do município para a importância da realização destes exames.

“O importante é que a mulher, que cuida da casa, dos filhos, do marido e de tantas outras coisas, aprenda a cuidar de si e faça os exames necessários”, disse a Nilcéia Freire. A ministra ainda ressaltou que quanto mais cedo for conhecido o diagnóstico maiores são as chances de cura.
Para a prefeita Moema Gramacho, as mulheres devem deixar para trás o receio e preconceito e fazer os exames. “A prevenção é fundamental e esta campanha vai estimular as mulheres a fazer o autoexame e os preventivos” disse Moema ressaltando a importância do poder público em estar preparado para executar estes serviços. Fátima Mendonça, primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, informou que o Estado também vai ampliar o atendimento à mulher.
Para Rose Alves, moradora de Lauro de Freitas, a campanha trouxe comodidade e tranquilidade. “Aqui não preciso acordar de madrugada para ir até o Hospital das Clínicas em Salvador. Sempre faço os exames porque tenho casos na família e procuro me prevenir”.
O grupo de teatro da Secretaria Municipal de Assistência social abriu o evento mostrando o preconceito e desconhecimento que tange os exames preventivos e nas paredes que margeiam o Restaurante, fotos de Hugo Lenzi e textos da jornalista Vera Golik mostram faces expressivas e depoimentos de mulheres que superaram o diagnóstico. “Nossa ideia é fazer com que as mulheres não percam sua autoestima e mostrem que existe beleza, libido e sensualidade após o diagnóstico”, garantiu Lenzi.
A exposição fica no restaurante Popular até sexta-feira (6). O Caminhão de Ivete, instalado ao lado do RP, realiza mamografias até o dia 14. Para serem atendidas, as mulheres devem procurar o agente de saúde ou a unidade mais próxima de sua casa. O projeto tem apoio do Governo do Estado da Bahia, do SESI, Avon, Fundação Pio XII e Hospital do Câncer de Barretos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).