Agentes de combate à dengue vistoriam imóveis fechados

Agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue de Lauro de Freitas poderão vistoriar imóveis fechados e que não se tenha a localização dos proprietários por dois ciclos de visitas. Este é o segundo ano consecutivo em que o município consegue autorização judicial para as vistorias, que serão acompanhadas de representantes do Poder Judiciário, acionados pela Vigilância Epidemiológica do município.

Terrenos baldios e casas de veraneio são os principais alvos dos agentes para este tipo de ação. Segundo Selma Turrioni, diretora de Vigilância à Saúde do município, no ano passado não foi necessário o uso da autorização judicial. “Assim como este ano, conseguimos localizar os proprietários e os imóveis são abertos sem o uso da justiça”.

Ações transversais, como a coleta especial de pneus e a limpeza de rios e córregos, além da realização de seis ciclos anuais de visitas domiciliares mantiveram o índice de infestação predial baixo no município (1,2), mesmo no Verão, quando o calor e as chuvas propiciam a proliferação do Aedes Aegypt.

Uma das ações de destaque no combate à dengue é a educação preventiva, em que agentes orientam a comunidade para eliminação dos focos e alertam para os riscos da doença. "Não adianta realizarmos ações nas ruas, casas ou terrenos se a população não souber como eliminar os focos", disse Turrioni. Este ano, o programa vai ganhar o reforço do Corpo de Bombeiros do município e outro plano de educação preventiva.

Para informar a Prefeitura de Lauro de Freitas sobre reservatórios do mosquito, a população pode entrar em contato com a Central de Zoonoses, através do telefone (71) 3288-8912. Caso conheça algum terreno abandonado informe a Secretaria de Serviços Públicos no telefone 0800-284-8833. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).