Secretaria de Saúde garante atendimentos no circuito do carnaval Cultural de Ilhéus

A equipe da Secretaria de Saúde de Ilhéus montou um esquema especial para realizar os atendimentos médicos durante o Carnaval Cultural, que acontece entre os dias 21 e 24 próximos. No circuito da festa, a Avenida Soares Lopes, a Prefeitura Municipal montará um ponto para atender aos casos de pequena complexidade e realizar o encaminhamento dos casos mais complexos. Além dos atendimentos, os foliões também poderão contar com outros serviços, como distribuição de preservativos.

A Central de Atendimento está sendo instalada no andar térreo da biblioteca Municipal e contará com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuarão durante os quatro dias, das 19 horas até o encerramento da festa. Além disso, duas ambulâncias também reforçarão o trabalho da Secretaria de Saúde. Todos os dias, uma ambulância social estará à disposição para atendimentos às 15h. Já ambulância do Samu estará de plantão a partir das 19h.
A coordenação Municipal de DST/Aids também atuará no Carnaval Cultural de Ilhéus com distribuição de 10 mil preservativos – cinco mil a mais do que no ano passado – e reforço da campanha ‘Mulher Madura’, desenvolvida pelo Ministério da Saúde para alertar a importância da prevenção da doença em mulheres com idade acima de 50 anos. A distribuição dos preservativos será realizada no sábado, dia 20, durante a passagem do Bloco da Saúde, que deve arrastar centenas de foliões para a Soares Lopes, e que traz como atração a cantora Márcia Alencar.
De acordo com a secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo, os casos mais comuns de transtornos durante a folia momesca são embriaguez, problemas com pressão arterial e agressões. “O objetivo dessa equipe é resolver os casos menos complexos com mais rapidez e agilidade. Os casos mais graves serão repassados para as emergências dos hospitais São José, Coci, Antônio Viana, Vida Med e Luís Viana Filho, que funcionarão 24 horas”. Marleide também faz um alerta para que os foliões curtam o carnaval com alegria e responsabilidade. “O ideal é que as pessoas evitem o excesso de bebida alcoólica e procurem ingerir alimentos leves e saudáveis”, recomenda a secretária. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)